Rio de Janeiro cria 17 mil empregos formais em junho de 2024

Para Fernando Lobo, em ano de eleições municipais, muitos prefeitos ainda não reconhecem que as grandes demandas da população são segurança e geração de emprego

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Seleção para emprego. Reprodução: Divulgação/ Prefeitura do Rio.

por Fernando Lobo

O estado do Rio de Janeiro registrou a criação de 17.229 empregos com carteira assinada em junho de 2024, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O setor de Serviços foi o principal responsável por esse crescimento, com a criação de 9.692 novos postos de trabalho. Em seguida, destacaram-se os setores de Comércio (2.961 empregos), Indústria (2.516), Construção (1.946) e Agropecuária (114).

Os municípios que mais se destacaram na geração de empregos formais foram:

  1. Rio de Janeiro: +6.519
  2. Niterói: +1.152
  3. Duque de Caxias: +1.150
  4. Macaé: +1.100
  5. Campos dos Goytacazes: +1.035

Por outro lado, os municípios que mais perderam empregos formais em junho foram:

90. Barra do Piraí: -78
91. Itaboraí: -112
92. São João da Barra: -386

Em ano de eleições municipais, muitos prefeitos ainda não reconhecem que as grandes demandas da população são segurança e geração de emprego. No estado do Rio de Janeiro, o governador trocou novamente o secretário de Trabalho e a Secretaria de Trabalho e Renda (SETRAB) continua sem projetos de qualificação e sem políticas públicas eficazes para geração de emprego. Falta sinergia com o governo federal, resultando em uma gestão desarticulada.

Fernando Lobo, jornalista e ex-Coordenador do Observatório de Emprego e Renda da SETRAB, bem como ex-subsecretário de Trabalho de Itaboraí e São Gonçalo, critica a situação atual: “Está tudo errado!”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro cria 17 mil empregos formais em junho de 2024

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui