A defesa do governador Cláudio Castro (PL) protocolou nesta terça-feira (30/07), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o pedido de nulidade do relatório da Polícia Federal (PF) que levou ao indiciamento por peculato (desvio de verbas públicas) e corrupção passiva.
“Causa estranheza o fato de, em todos esses anos, o governador sequer ter sido convocado a prestar qualquer esclarecimento sobre os fatos”, diz a nota.
“As informações que sustentam a investigação são infundadas, e a defesa reitera que tudo se resume a uma delação criminosa, de um réu confesso, em documentos que estão sob segredo de Justiça e continuam a serem vazados, o que vem sendo contestado junto aos Tribunais Superiores em razão de sua absoluta inconsistência”, prossegue.
Castro é suspeito de envolvimento em um esquema em mandatos anteriores, quando era vereador e vice-governador do Rio. O atual governador é investigado desde o ano passado, com autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e foi indiciado a partir dessa apuração.
O indiciamento é o procedimento em que o delegado de polícia, no âmbito de uma investigação, conclui que há indícios de crime e associa os possíveis delitos a uma pessoa ou grupo de pessoas.
Em dezembro de 2023, Vinícius Sarciá Rocha – irmão de criação de Cláudio Castro – chegou a ser alvo da Operação Sétimo Mandamento, da PF, em uma investigação sobre possíveis fraudes em programas assistenciais do estado. A operação também teve aval do STJ.
Com o indiciamento, Cláudio Castro torna-se o sétimo governador do Rio a ser alvo de investigação nos últimos 8 anos. Cinco deles foram presos – Moreira Franco, Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, Rosinha Garotinho e Anthony Garotinho.
Estranhei o nome do ex-governador Wilson Witzel não ter sido mencionado, já que ele também estava envolvido em corrupção.
Castro é um parasita político letal ao povo do RJ. Além de ser indiciado, deveria ser monitorado de perto. Nesse final de mandato continuará a raspar os cofres públicos através das secretarias ocupadas por aliados e entregará o Estado com um prejuízo financeiro gigantesco. Seu futuro será a cadeia.
Tudo indica que Cláudio Castro não vai cair mais uma vez.
Já disse que governadores do Rio só caem se mexerem nesse vespeiro que é a questão da mudança dos royalties do petróleo e gás para beneficiar o estado Fluminense.
Se não mexerem nisso ficam no cargo até o fim.