Como costumo dizer, agosto não tem nada de desgosto. Pelo contrário, é um mês com temperatura agradável e muita coisa boa no cenário cultural. A princípio já recomendo o bem organizado Festival Internacional de Cinema de Paraty, que começou no dia 31 de julho e vai até 4 de agosto de 2024. É uma excelente oportunidade para celebrar a sétima arte e a única cidade do Brasil e da América Latina a ter o título de reconhecimento como Patrimônio Mundial da Unesco pela sua mescla de cultura e biodiversidade. Os eventos na Casa de Cultura de Paraty e Cine+ têm entrada liberada 30 minutos antes das sessões. No Cinema da Praça, os visitantes retiram o cartão de acesso uma hora antes. Para facilitar, participantes podem se cadastrar até sexta-feira, das 9h às 17h, com um documento de identidade. O festival conta com uma programação que ainda inclui fóruns, palestras e debates.
Ainda no cinema, “Meu Sangue Ferve por Você”, com direção de Paulo Machline e protagonismo de Filipe Bragança e Giovana Cordeiro, retorna aos cinemas neste 1º de agosto. O filme narra o início do relacionamento de Sidney Magal e Magali West, com distribuição da Manequim Filmes e produção da Mar Filmes e Amaia Produções.
Posteriormente, em 8 de agosto, estreia “Mais Pesado é o Céu” com uma direção de Petrus Cariry que capricha na cinematografia, e uma ótima atuação, como de praxe, do Matheus Nachtergaele, em parceria com Ana Luiza Rios. O longa já passou por 27 festivais nacionais e internacionais e foi premiado no Festival de Gramado 2023 e no 30º Oldenburg International Film Festival na Alemanha. Narra a história de Teresa (Ana Luiza Rios) e Antônio (Matheus Nachtergaele) em uma jornada pelas estradas após acolherem uma criança abandonada. É um bom road movie com belíssimas imagens que mostra algumas realidades brasileiras e entrega um final impactante.
Gratuito: O melhor do teatro no Midrash Centro Cultural
O Midrash Centro Cultural realiza a 10ª edição do seu Festival de Teatro anual de 3 a 31 de agosto no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, com apoio da Lei Rouanet. O festival oferece apresentações presenciais totalmente gratuitas de sábado a quinta-feira às 19h30 e sessões infantis às 17h. As inscrições são pelo site www.midrash.org.br ou retirada de senhas na bilheteira do teatro. O evento promove o intercâmbio de linguagens teatrais, reunindo 20 espetáculos, metade do Rio de Janeiro e metade de São Paulo.
Além disso, a Cia.2 de Teatro, celebrando três décadas de sucesso e aclamadas apresentações internacionais, estreia a peça “EGO”, inspirada no best-seller “O Despertar de Uma Nova Consciência” de Eckhart Tolle. Com uma abordagem filosófica, a obra será apresentada de 2 a 25 de agosto, às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, no Teatro Domingos Oliveira, na Gávea (Av. Padre Leonel Franca, 240). Ingressos a R$50 na bilheteira do teatro ou online.
O espetáculo infantil “Voz de Vó”, vencedor do Prêmio APCA de Melhor Dramaturgia por Sara Antunes, estreia no Rio de Janeiro no dia 3 de agosto no Espaço EcoVilla Ri Happy, sala Tom Jobim, no Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 1008), para 12 apresentações. A peça, que aborda família e amor, conta a história de uma avó com Alzheimer e seus netos em busca de suas memórias. Com direção de Sara Antunes e supervisão artística de Vera Holtz, o espetáculo promete uma experiência emocional, com cenários de Analu Prestes, música de Damian Pinto e Guilherme Calzavara, e luz de Wagner Pinto.
Evento gratuito “Educação do Amanhã” discute futuro da educação pública no Brasil
O evento “Educação do Amanhã,” parte do projeto “Construindo o Amanhã,” acontece no dia 2 de agosto de 2024, das 9h às 12h, no Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Centro). Focado na educação integral e no impacto dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) nas juventudes fluminenses, o encontro contará com dois painéis de debates. O primeiro painel terá a participação de figuras públicas como Renan Ferreirinha, secretário de Educação do Rio de Janeiro, e Martha Rocha, deputada estadual. O segundo painel contará com autoridades e personalidades como Daniel Munduruku, Siro Darlan e Ingrid Siss. O evento começa às 9h com um café da manhã e a abertura oficial está marcada para às 10h. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Museu do Amanhã.
Streaming
O documentário “Pisar Suavemente na Terra”, narrado por Ailton Krenak, estreia na Globoplay em 9 de agosto. Dirigido por Marcos Colón, o filme apresenta as lutas de líderes indígenas da Amazônia contra a contaminação, o agronegócio e a mineração, destacando as histórias de José Manuyama, cacique Manoel e cacica Katia. Premiado internacionalmente, o documentário destaca a resistência dessas comunidades e a necessidade de uma coexistência harmoniosa com a Terra.