A Coordenadoria de Diversidade Religiosa do Rio de Janeiro firmou uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Barra da Tijuca para inaugurar a primeira Câmara de Mediação em Casos de Intolerância Religiosa do Brasil. A iniciativa sugere mediar e orientar as partes sobre conflitos de natureza religiosa, como os que podem acontecer nos ambientes de trabalho, família e vizinhança. O objetivo é oferecer uma solução mais rápida aos desentendimentos motivados por intolerância religiosa.
Quem procurar auxílio da Câmara, contará com mediadoras capacitadas quanto à legislação que abrange a diversidade de crença, a laicidade do Estado e ainda conscientização sobre o contexto histórico para o respeito à liberdade de crença e culto.
- A Câmara é uma ferramenta importante. Não substitui a Decradi, nem o Judiciário. Cada situação requer providências específicas. Sua característica de mediar as partes em conflito é extremamente benéfica, pois conscientiza, informa, corrige de forma rápida, viabilizando soluções – afirmou o Prof. Márcio de Jagun, Pós-Doutor em Ciência da Religião e Coordenador da Diversidade Religiosa.
A Câmara é uma ação afirmativa decorrente da Audiência Pública sobre Intolerância Religiosa.