Eventos climáticos assustam mais de 60% dos donos de pequenos negócios no estado do RJ

No Rio de Janeiro,13% alegam que a empresa já foi afetada por algum evento climático nos últimos 12 meses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rua alagada com pessoas usando bote no Jardim América, Zona Norte do Rio, após fortes chuvas — Foto: Amadeu Queiroz/TV Globo

Devido aos eventos climáticos ocorridos no país, 63% dos donos de pequenos negócios do estado do Rio têm receio que algo prejudique o seu negócio em um ano. Por outro lado, 37% não temem que algo possa afetar o seu negócio. No Rio de Janeiro 13% alegam que a empresa já foi afetada por algum evento climático nos últimos 12 meses. Já 87% não passaram por esse tipo de situação.

Para ajudar os pequenos negócios em regiões atingidas por eventos climáticos, o Sebrae disponibiliza o Manual de Boas Práticas para Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública.

Eventos climáticos extremos colocam em risco não apenas a vida das pessoas, mas podem provocar prejuízos para a economia e o bem-estar dos moradores. O poder público precisa criar estratégias para que a retomada econômica seja feita de forma rápida e segura, mitigando os custos para a sociedade” avalia Tito Ryff, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio.

O manual fundamenta como tributos do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços de Transportes e Comunicação) e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) possam ter seus vencimentos postergados. Aborda também questões relacionadas ao Simples Nacional, quitação e obtenção de empréstimos bancários, além de alterar o calendário de pagamento do IPTU e Taxa de Coleta de Lixo Doméstico referentes ao exercício da tragédia, além do vencimento do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eventos climáticos assustam mais de 60% dos donos de pequenos negócios no estado do RJ

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui