A artista plástica Thaís Oiticica apresenta, de 3 a 30 de agosto, a exposição “Entre jardim e cidade”, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. As obras, distribuídas na Galeria Ismael Neri e áreas contíguas, no térreo, representam um recorte das obras da artista com técnicas de lápis de cor e em acrílica. Nos desenhos, a artista parte da observação das linhas orgânicas da natureza, em especial dos elementos da flora, oscilando entre a contenção da natureza morta e a expansão para formas quase abstratas; nos acrílicos a artista opta por um caminho no qual a composição entra num ritmo de repetições.
Thais é fundadora da SBLC (Sociedade Brasileira de Lápis de Cor) e única artista brasileira membro da CPSA (Colored Pencil Society of America). Entre os trabalhos em exposição estão “Hipotenusa”, acrílico sobre tela, “Amazônia II Guaraná” e “Amazônia III Açaí”, em lápis de cor sobre tela. A artista, que estudou na Parsons School, em Nova York, iniciou sua pesquisa artística através do bordado e da criação de fantasias para Carnaval, e ampliou suas habilidades no desenho em diversos cursos na cidade norte-americana, onde viveu dez anos.
De volta ao Rio de Janeiro, Thaís, aos 80 anos, tem retomado também sua trajetória ligada ao bordado com pedrarias e cristais, buscando não apenas o objeto, mas a tela como suporte para experimentações. Uma das obras que Thaís colocou na exposição é uma visão conceitual de uma bolsa em pedrarias homenageando Carmem Miranda. Nos dias 12 e 14 de agosto, a artista vai promover, na Sala de Desenho do Calouste, um workshop gratuito com técnicas de lápis de cor para as dez primeiras pessoas que se inscreverem pelo WhatsApp (21) 97174-6977. A curadoria da exposição é da artista plástica Cláudia Lyrio.
Serviço
Exposição: “Entre jardim e cidade”
Visitação: De 3 a 30 de agosto
Local: Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça XI
Entrada: GRATUITA