Após ordem de despejo, governador garante permanência da Império Serrano e Acadêmicos de Niterói em seus barracões; entenda

Os galpões foram incluídos erroneamente em uma lista de espaços destinados ao programa Minha Casa, Minha Vida

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Google Maps

Após a ameaça de despejo, as escolas de samba Império Serrano e Acadêmicos de Niterói receberam boas notícias. Ambas as agremiações poderão continuar em seus endereços atuais no Centro do Rio. A decisão foi anunciada pelo governador Cláudio Castro (PL), que explicou que os terrenos onde estão localizados os barracões foram incluídos erroneamente em uma lista de espaços destinados ao programa Minha Casa, Minha Vida.

Na última quarta-feira (31/07), as duas escolas receberam um comunicado do governo estadual solicitando a desocupação imediata dos galpões usados para a confecção das alegorias do Carnaval. O espaço, situado na Rua Frederico Silva, nas proximidades do Edifício Balança Mas Não Cai, já foi utilizado pela Mangueira antes da inauguração da Cidade do Samba e, posteriormente, passou a ser ocupado pelas escolas da Série Ouro.

O governador Cláudio Castro se manifestou sobre o erro. “Nós enviamos diversos terrenos para a construção de casas do Minha Casa, Minha Vida. Dois acabaram sendo incluídos por engano: um da Acadêmicos de Niterói e outro da Império Serrano. Assim que soube do equívoco, entrei em contato com o secretário responsável e determinei a correção imediata. É inaceitável pensar em tirar essas escolas do local onde estão. Reconhecemos a importância cultural, artística e social dessas instituições. Vamos resolver a situação e manter as escolas em seus barracões”, afirmou Castro.

A Liga RJ, que coordena a Série Ouro, celebrou a decisão como uma vitória para a cultura do samba. “Estamos muito felizes com a notícia de que o Império Serrano e a Acadêmicos de Niterói poderão continuar no barracão onde criam suas alegorias para o Carnaval 2025. Esta é uma vitória significativa para a valorização do carnaval e da nossa cultura”, declarou em nota oficial.

Embora a questão imediata tenha sido resolvida, as escolas da Série Ouro devem se preparar para uma mudança futura. As obras de revitalização da Estação da Leopoldina incluirão a construção de uma Cidade do Samba 2, projetada para ser concluída em 2026. O novo espaço, localizado na parte de trás da construção histórica, visa proporcionar um ambiente mais adequado para os barracões das escolas de samba, com 14 galpões para as 16 agremiações que compõem o grupo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após ordem de despejo, governador garante permanência da Império Serrano e Acadêmicos de Niterói em seus barracões; entenda

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui