Primeiro semestre de 2024 apresenta saldo positivo no número de contratações deste ano no Rio

O número já equivale a 62% de todos de novos postos criados em 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

Por: Danielle Moraes
Assistente de pesquisa do Instituto Rio21

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), analisados pelo Instituto Rio21, de janeiro a junho deste ano, foram criados 44.165 postos de emprego. Em todo o estado fluminense, mais de 90 mil novas vagas foram geradas.

Nesse primeiro semestre, destaca-se o crescimento do setor da construção, que cresceu 8,53%, gerando mais de 10 mil vagas na cidade do Rio. Em números absolutos, o setor de serviços foi o que mais empregou, gerando um saldo de 33.276 novas vagas. Em contrapartida, o comércio recuou de 85.211 admissões para 86.732 desligamentos, que representa um déficit de 0,41%.

Apesar disso, os empregos na cidade do Rio de Janeiro cresceram menos que a média do Estado. A variação no número de empregos no Estado do Rio foi de 0,45%, enquanto que a cidade apresentou aumento de 0,32%. “Os dados apontam para crescimento, embora sutil. Espera-se que, com a agenda de eventos repleta na cidade do Rio até o fim do ano, com especial participação do G20 e do Rock in Rio, a ocupação carioca seja ainda maior, embora temporária. Além disso, outras medidas precisam ser tomadas para que a retomada seja contínua e permita o carioca vislumbrar dias melhores” aponta o Diretor de Pesquisa do Instituto Rio21, Philippe Guedon.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeiro semestre de 2024 apresenta saldo positivo no número de contratações deste ano no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui