Em sua primeira incursão no exterior, o festival uruguaio Medio Y Medio desembarca no Brasil, nos dias 9, 10 e 11 de agosto, no Circo Voador, com shows exclusivos de grandes artistas da música hispano-americana. O evento também trás a deliciosa e diferenciada culinária uruguaia inspirada na atmosfera do Medio y Medio, tradicional restaurante e casa de shows de Punta Ballena.
“Territórios”, show de abertura que acontece na sexta-feira (9), reunirá Maria Gadú, a catalã Sílvia Pérez Cruz e a argentina Liliana Herrero, além de contar com participação especial do guitarrista e violonista argentino Pedro Rossi.
No sábado (10), é a vez do brasileiro e do argentino Dani Black e Mat Alba subirem ao palco, enquanto Paulinho Moska e o argentino Kevin Johansen cantarem juntos.
No domingo (11), Geraldo Azevedo e o uruguaio Hugo Fattoruso performam juntos. Na sequência, é a vez de Hermeto Pascoal e grupo encerrarem a primeira edição brasileira do Medio y Medio. Os Dj’s Bento Araújo e Edgard Piccoli são os responsáveis pela discotecagem das três noites.
A proposta do show “Territórios” é reunir canções, ritmos e poemas das origens e dos percursos musicais dos artistas participantes. “A proposta é apresentar e, também, expandir nossos próprios territórios com a força poética e musical de cada um, em um encontro de amigos”, comentam Maria Gadú, Silvia Pérez Cruz, Liliana Herrero e Pedro Rossi.
Perfis dos artistas estrangeiros:
A cantora e compositora, a espanhola Silvia Pérez Cruz também lida com outras expressões artística, como dança, cinema, teatro e poesia no seu processo criativo. A artista coleciona premiações, como Prêmio Goya (2017), Prêmio Max (2019) e Prêmio Nacional de Músicas Atuales (2022).
Na estrada desde os anos 60, Liliana Herrero é reconhecida por ter revitalizado a estética do folclore argentino. Na sua apresentação com Maria Gadú e Silva Cruz, a artista contará com a companhia do guitarrista argentino Pedro Rossi, seu parceiro há quase 15 anos em shows pela Europa e Américas. Pedro ministra aulas de Guitarra Folclórica na Escola de Música Popular de Avellaneda e no Conservatório Superior de Música Manuel de Falla.
Mat Alba é multi-instrumentista e produtor portenho de 22 anos, que funde hip hop, candombe, pop, tango, bossa nova e jazz em suas produções para se conectar com o seu público.
Kevin Johansen é o parceiro mais constante de Paulinho Moska na música latina e sobre quem o artista brasileiro comentou: “Kevin Johansen é o artista mais importante e constante na minha relação com a música latina. Ele consegue misturar tradição e modernidade com suas canções bilíngues e sua poesia cheia de amor e humor. Um grande amigo e parceiro que certamente vai nos proporcionar uma experiência incrível”, disse Moska.
Com 40 anos de amizade Hugo Fattoruso e Geraldo Azevedo farão um show intimista ao som de violão e piano. “Hugo é um artista multitalentoso fenomenal. Estar com ele no palco é sempre uma realização”, disse Geraldo Azevedo, que integrou o artista à sua banda nos anos 1980.
Gênio brasileiro:
Internacionalmente conhecido, Hermeto Pascoal, de 87 anos, abrilhanta o festival com o seu grupo, formado por André Marques (piano), Jota P (saxofone), Itiberê Zwarg (baixo), Ajurinã Zwarg (bateria) e Fábio Pascoal (percussão). Pascoal é autor mais de dez mil composições e tem como hábito escolher o seu repertório durante os shows.
Line Up
9 de agosto, sexta-feira:
Show Territórios: Maria Gadú, Liliana Herrero (Argentina) e Sílvia Pérez Cruz (Espanha)
Pista: DJ Bento Araújo e Edgard Piccoli
10 de agosto, sábado:
Dani Black e Mat Alba (Argentina)
Paulinho Moska e Kevin Johansen (Argentina)
Pista: DJ Bento Araújo e Edgard Piccoli
11 de agosto, domingo:
Geraldo Azevedo e Hugo Fattoruso (Uruguai)
Hermeto Pascoal e Grupo
Pista: DJ Bento Araújo e Edgard Piccoli
SERVIÇO:
Festival Medio y Medio
Data: de 09 a 11 de agosto de 2024
Local: Circo Voador
Endereço: R. dos Arcos, s/n – Lapa
Sexta | Abertura dos portões: 20h
Sábado |Abertura dos portões: 20h
Domingo | Abertura dos portões: 18h
Ingressos: a partir de R$ 80 (meia-entrada/solidária) e 160 (inteira)
Vendas: Bilheteria do Circo Voador e pelo site de vendas
Classificação Etária: 18 anos (maiores de 14 anos entram acompanhados de pais/responsáveis)