O candidato do PP à prefeitura de Petrópolis, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Hingo Hames, desponta na liderança da disputa eleitoral com 24% das intenções de voto, conforme aponta pesquisa recente realizada pelo Instituto Gerp. A maior surpresa do levantamento é a performance do deputado estadual Yuri Moura, do PSol, que aparece em segundo lugar com 16%, superando o atual prefeito, Rubens Bomtempo, que registra 11%.
Outros candidatos também se destacam na pesquisa: Eduardo do Blog (Republicanos) com 10%, Leandro Sampaio (Podemos) com 7% e Bernardo Santoro (Novo) com 1%. Além disso, 15% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e 16% não souberam ou não responderam.
Na pesquisa espontânea, onde os eleitores mencionam seus candidatos sem apresentação de lista, Hingo Hames também lidera com 13% das intenções de voto. Yuri Moura aparece com 8%, Rubens Bomtempo com 5%, seguido por Eduardo do Blog com 4%, Leandro Sampaio com 1%, e Bernardo Santoro, Mustrangi e Leandro Azevedo, cada um com 0%. Outros candidatos somam 1%, enquanto 67% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Rejeição dos candidatos
O Instituto Gerp também mediu a rejeição dos candidatos. Rubens Bomtempo lidera neste quesito com 50% de rejeição, seguido por Leandro Sampaio com 16%, Yuri Moura com 11%, Eduardo do Blog com 8%, Bernardo Santoro com 7%, e Hingo Hames com 7%. Entre os entrevistados, 11% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 13% não souberam ou não responderam.
Avaliação da administração atual
A administração do prefeito Rubens Bomtempo foi avaliada de forma negativa por uma parcela significativa dos entrevistados: 33% classificaram a gestão como péssima, 22% como ruim, 7% como regular para ruim e 14% como regular. Apenas 5% consideraram a administração regular para boa e 13% a avaliaram como boa.
O Gerp realizou 500 entrevistas, por telefone, e entre os dias 26 e 29 de julho, com 4,47% de margem de erro e intervalo de confiança de 96,55%. A pesquisa está registrada no sob o protocolo TRE-RJ 07232/2024