Um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, o Rio Innovation Week será mais sustentável em 2024. Nesta edição, do dia 13 ao 16 de agosto, o evento vai compensar suas emissões de carbono e conta com a Circoola para promover o descarte correto de resíduos eletrônicos. A ação acontece por meio de uma parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ, onde startups e projetos transformadores são desenvolvidos.
Em conjunto com a Universidade, a Circoola também apresenta ao público uma nova forma de reaproveitamento dos resíduos eletrônicos, com aplicação em peças de arte. A criadora do projeto é a artista plástica Patrícia Falabella, que visitou o galpão da empresa e selecionou os materiais da obra que será exposta na entrada da conferência. Após o evento, a peça fará parte do acervo do Parque Tecnológico da UFRJ.
“Busco gerar conscientização sobre a preservação ambiental em um mundo digitalizado, transformando resíduos eletrônicos em arte. Ao ser convidada pelo Parque Tecnológico para apresentar meu trabalho, que mistura tinta e corpos humanos, revelando uma nova identidade híbrida de biologia e tecnologia, fui até o galpão da Circoola e encontrei materiais incríveis! Com isso, o público verá na inauguração do evento o impacto da tecnologia na música, com a exibição do processo criativo nesta arte e em outras obras“, destacou a artista plástica Patrícia Falabella.
Galpões do evento terão coletores da Circoola para descarte de eletrônicos
Com mais de 250 toneladas de resíduos coletados e destinados corretamente para a reciclagem, a Circoola terá pontos de entrega voluntária nos galpões do evento, onde os participantes poderão descartar resíduos de pequeno porte. Alguns exemplos são: celulares, carregadores, Kindles, equipamentos sonoros, mixer, controle remoto etc..
Na visão do Diretor de Operações da Circoola, Lucas Palazzo, a parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ e a participação no Rio Innovation Week devem estimular o hábito sustentável em um público ainda maior. Além da ação, a conferência está focada em seguir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e conta com palestras sobre o tema.
“A parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ nos aproxima das startups e empresas presentes no Rio Innovation Week, além de reforçar a importância do descarte correto e reciclagem dos resíduos eletrônicos. O Brasil é o quinto maior gerador de e-lixo do mundo e as empresas têm um importante papel ao adotar e estimular hábitos mais sustentáveis entre seus consumidores. Acredito que a presença da Circoola vai mostrar como podemos ajudar a solucionar esse problema“, explicou o Diretor de Operações da Circoola, Lucas Palazzo.
A Circoola oferece coleta domiciliar de resíduos eletrônicos gratuita mediante agendamento no site www.circoola.com.br. Empresas e instituições públicas também podem contar com outros serviços, como certificação ambiental e conclusão do Manifesto do Transporte de Resíduos no Inea, entrando em contato pelo site www.circoola.com.br/empresas.