Agosto está um furacão de atividades e grandes eventos no Rio de Janeiro. A princípio tem Rio Innovation Week rolando de 13 a 16 de agosto na Praça Mauá. Entretanto, antes disso, acontece o 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil no Riocentro, Rio de Janeiro, de 8 a 11 de agosto. O evento é uma grande vitrine do turismo nacional reunindo os 26 estados e o Distrito Federal. A boa notícia é que tem entrada gratuita com ingressos disponíveis no Sympla. O salão apresenta uma programação com exposições, apresentações culturais, debates e experiências imersivas. O tema deste ano é “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, destacando a importância da sustentabilidade no setor. Entre as atrações estão o “Vitrine Brasil”, que celebra o design e a gastronomia, e a área “Brasil em Festas”, que oferece um mergulho nas manifestações culturais do país. O Salão também conta com cerca de 90 palestras e 40 painéis sobre temas como sustentabilidade e acessibilidade turística, além do lançamento do Plano Nacional de Turismo 2024-2027.
No dia 10 de agosto, sabadão, o Centro de Movimento Deborah Colker (Rua Benjamin Constant, 30, Glória), recebe o evento gratuito “Breaking Olímpico Brasil”, com organização pelo projeto Breaking Social Brasil. O encontro celebra a entrada do breaking nas Olimpíadas e reune bboys e bgirls para workshops, bate-papos e uma cypher. A programação, das 10h às 20h, inclui a transmissão das competições de breaking nas Olimpíadas de Paris e conta com a participação de nomes famosos como Bboy Neguin, Bboy Hp Kingler, Bboy Onnurb, entre outros. O projeto Breaking Social Brasil, que começou em 2023, oferece aulas gratuitas de breaking e visa desenvolver atletas olímpicos brasileiros. Ingressos grátis no site www.breakingbrasil.com.br.
A artista Nany People traz seu novo monólogo “Como Salvar Um Casamento” ao Rio de Janeiro, com apresentação no Teatro Bangu Shopping, dia 9 de agosto, às 20h. No espetáculo, a atriz explora com humor e interatividade os desafios e nuances dos relacionamentos a dois. Com texto e direção de Bruno Motta, o monólogo tem o estilo dinâmico e divertido característico de Nany. Já vi e dei boas gargalhadas. As esquetes são boas, mas especialmente quando Nany interage com a plateia, o riso é certo.
Olimpíadas na Lagoa
O “Corona Olympic™ Sunsets” no Rio de Janeiro encerra com grandes atrações neste fim de semana, trazendo Marcelo D2 & Um Punhado de Bamba no sábado, 10 de agosto, e o grupo Os Garotin no domingo, 11 de agosto. O evento, que destaca a integração entre música e esportes, oferece shows gratuitos no Parque das Figueiras, Lagoa Rodrigo de Freitas, além de transmissões ao vivo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com entrada livre das 08h às 14h e ingressos gratuitos disponíveis para o restante do dia, o festival também inclui atividades como yoga, debates esportivos, food trucks e feira. As apresentações começam às 19h30 e o acesso ao espaço está sujeito à retirada de ingressos através do site da Sympla.
Além disso, seguindo nessa onda, o Coletivo de Dança Lemagidé apresenta o espetáculo “Conversas ao Pé da Terra” com entradas gratuitas em unidades do SESC no Rio de Janeiro: Sesc Ramos (13/8) e Sesc Tijuca (15/8). A performance explora a dança-memória ancestral, inspirada pela Floresta da Tijuca e pelo orixá Nanã, abordando temas como feminilidade, natureza e os ciclos de vida e morte. Sob a direção de Gik Alves, o espetáculo celebra a transformação e a conexão profunda com a terra, destacando a sabedoria e a renovação através da dança.
Outra boa dica musical é o Festival Medio y Medio no Circo Voador, de 9 a 11 de agosto, que chega ao Brasil pela primeira vez. Na sexta-feira, o show “Territórios” reúne Maria Gadú, Liliana Herrero (Argentina) e Silvia Pérez Cruz (Espanha), com participação especial do guitarrista Pedro Rossi (Argentina). No sábado, Dani Black e Mat Alba (Argentina) se apresentam, seguidos por Paulinho Moska e Kevin Johansen (Argentina). O encerramento no domingo fica por conta de Geraldo Azevedo e Hugo Fatt.
Ademais, no dia 10 de agosto, sábado, Simone Mazzer levará o show do álbum “Deixa ela falar” para o palco da Arena Dicró, na Penha, às 19h, encerrando a mini-turnê contemplada pelo edital Viva o Talento, da Prefeitura do Rio de Janeiro. O espetáculo, que mistura música e teatro, é um manifesto sobre a violência dos padrões estéticos impostos pela sociedade e oferece uma reflexão sobre a percepção e aceitação de corpos fora do padrão. A apresentação é gratuita e conta com a participação da banda Ant-Art e da banda original da estreia. Mazzer recentemente se apresentou em Portugal e se prepara para levar o show ao México em outubro.
Ah, e tem boa também em Paraty! No próximo sábado, 10 de agosto, a Casa da Cultura de Paraty recebe o Encontro Pré-Feira MIP – Música Independente de Paraty 2024, a partir das 14h. O evento reúne músicos e profissionais da área para discutir as principais questões e desafios enfrentados pelos artistas independentes. Produzido pelo Selo Zênitha Música, o encontro visa coletar opiniões e sugestões para a 1ª Feira MIP, que acontecerá no final do ano. A programação inclui um café coletivo, onde os participantes são convidados a contribuir com petiscos. O evento é aberto a todos que trabalham com música e será realizado na Rua Dona Geralda, 194, Centro Histórico, Paraty – RJ.
Luiz Melodia nos cinemas
“É Assim que Acaba”, estrelado por Blake Lively e Justin Baldoni, estreia nesta quinta (08), nos cinemas brasileiros. A adaptação do best-seller de Colleen Hoover, dirigida e protagonizada por Baldoni, acompanha Lily Bloom (Lively), uma jovem que se muda para Boston para abrir uma floricultura e enfrenta dilemas emocionais ao se envolver com o neurocirurgião Ryle Kincaid (Baldoni) e reencontrar seu primeiro amor, Atlas Corrigan (Brandon Sklenar). A trama explora os conflitos internos e as escolhas difíceis que moldam o futuro de Lily., dessa forma, faz refletir sobre relacionamentos tóxicos.
Por fim, uma boa notícia no mundo cinematográfico é que a Embaúba Filmes anunciou a distribuição nacional do ótimo documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, dirigido por Alessandra Dorgan, com estreia prevista para 16 de janeiro de 2025. O filme celebra a vida e obra do cantor e compositor carioca Luiz Melodia, destacando sua originalidade e influência na música brasileira desde os anos 70. Com materiais inéditos, o documentário já foi premiado em festivais como In-Edit Brasil, Bonito CineSur e Festival de Cinema de Paraty, reforçando a importância cultural do legado Melodia.