Jovens líderes do G20 se reúnem no Rio de Janeiro para o Youth20

Até sexta (16/08), grupo deve aprovar documento a ser encaminhado ao G20

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na última segunda-feira (12/08), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebeu a abertura do Youth20 (Y20), uma iniciativa que reúne jovens líderes dos países do G20, o maior fórum de cooperação econômica internacional do mundo. O evento ocorre pela primeira vez no Brasil e conta com a participação de 200 representantes internacionais e um público geral estimado em 2 mil pessoas.

O Y20, que faz parte das discussões preparatórias para a Cúpula de Líderes do G20 em novembro, deverá aprovar um documento com propostas que serão encaminhadas aos representantes nas demais trilhas de discussão do G20. Os debates começaram no Dia Internacional da Juventude e se estenderão até sexta-feira (16/08).

“O Y20 é o grupo oficial da juventude do G20. É um grupo que reúne as lideranças jovens das maiores economias do planeta. Nós estamos falando de 85% da economia mundial, de dois terços da população mundial. E aquilo que se discute no G20 certamente influencia a vida das pessoas no mundo inteiro”, defendeu, em coletiva de imprensa, o presidente do Y20, Marcus Barão.

As discussões dos próximos dias serão em torno de cinco temas prioritários. Três deles são temas definidos como prioridade para as reuniões do G20 pela presidência brasileira: o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global.

Para além desses temas, foram incluídos outros assuntos que são prioritários para a juventude: inclusão e diversidade, inovação e futuro do mundo do trabalho.

Para cada uma dessas pautas, os países definiram delegados que vão representá-los nas discussões. O grupo de cinco jovens da delegação do Brasil, com idades entre 18 e 35 anos, com atuação destacada em cada uma das áreas, foi selecionado a partir de um edital público. Os delegados são: Philippe Silva, Mahryan Sampaio, Daniela Costa, Leandro Corrêa e Guilherme Rosso.

O Y20, iniciado em 2010, é reconhecido como um dos fóruns de maior influência na temática de juventude e oferece aos jovens líderes a oportunidade de se engajar nas discussões globais e influenciar as decisões do G20.

O G20, composto por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia, representa cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e dois terços da população mundial. Este é o primeiro ano em que o Brasil assume a presidência do G20 em seu formato atual.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jovens líderes do G20 se reúnem no Rio de Janeiro para o Youth20

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui