Operação apreende mais de 270 litros de óleos lubrificantes irregulares em Bonsucesso

Ação foi realizada pelo Procon-RJ, ANP e DDSD. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Óleos lubrificantes irregulares apreendidos. Reprodução: Divulgação.

Nesta quarta-feira (14/08), o Procon-RJ, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) realizaram uma operação em distribuidores de óleos lubrificantes na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Durante a ação, quatro lojas do segmento foram fiscalizadas. Mais de 270 litros de óleo foram apreendidos em um galpão distribuidor em Bonsucesso. O responsável pelo local foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.

A ação ocorreu após denúncias sobre a venda irregular de óleos lubrificantes. Os fiscais encontraram produtos vencidos e óleos sem registro da ANP ou com registros falsificados.

De acordo com Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, esses produtos podem não oferecer a qualidade prometida e podem causar danos materiais aos consumidores.

image 36 Operação apreende mais de 270 litros de óleos lubrificantes irregulares em Bonsucesso
Operação feita nesta quarta-feira. Reprodução: Divulgação.

Ainda conforme Coelho, esses itens são considerados impróprios conforme o artigo 18, parágrafo 6?, II e III do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, segundo o presidente da autarquia, há falha na informação passada ao consumidor, que acredita que a mercadoria é devidamente registrada.

“É importante que os consumidores verifiquem se o produto tem o registro na ANP e que consultem no site da agência, na parte de lubrificantes, o registro válido. Estamos buscando os fornecedores destes produtos”, informa Coelho

Os produtos vencidos que foram encontrados pelos agentes serão descartados de forma ambientalmente correta. Em maio, o Procon RJ já tinha encontrado mais de 1300 litros de óleos automotivos impróprios.

“Vamos ter outras operações nesse sentido. É mais uma modalidade de fraude que os consumidores e os órgãos de proteção precisam ficar atentos. Sempre que desconfiarem, podem registrar uma denúncia através dos nossos canais de comunicação”, alerta o presidente do Procon-RJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação apreende mais de 270 litros de óleos lubrificantes irregulares em Bonsucesso

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui