A Light finalizou, na última segunda-feira (13), a segunda etapa de modernização da rede elétrica da Ilha do Governador e Paquetá. A concessionária realizou o reforço de um circuito de transmissão, primordial para a restauração do cabo que traz a energia do Continente, que deu problema em julho. A finalização da etapa aconteceu antes do previsto, segunda quinzena de agosto.
Com a entrega, os geradores nas subestações para a rede da empresa serão deixados na região para atender emergências, uma vez que a Light transferiu gradativamente a carga que era alimentada pelos equipamentos. Todo trabalho foi concluído ao longo dessa madrugada.
A Light informou que todos os clientes que foram atendidos pelos geradores instalados nas ruas, como hospitais, home cares, e outros serviços essenciais voltarão a ser conectados à rede da empresa.
A requalificação do sistema permitirá que moradores da Ilha do Governador e Paquetá tenham mais estabilidade do sistema elétrico. Pelo cronograma da concessionária, em outubro, terá início a terceira fase das intervenções, ao fim das quais será entregue uma nova rede de transmissão subterrânea ligando o continente às subestações da região. A infraestrutura, moderna e de alta capacidade, permitirá um fornecimento de energia de alta qualidade, comparável aos melhores sistemas do Brasil.
Desde agosto de 2023, 330 profissionais trabalham diuturnamente na renovação da infraestrutura elétrica da região, que receberá redes de transmissão subaquática e subterrânea que passam por baixo da Baía de Guanabara, para ampliar a distribuição de energia e fornecer um atendimento mais robusto.
Todas as intervenções estão sendo realizadas no menor tempo possível e com o mínimo de transtorno no cotidiano da população, ressaltou a Light.