A cidade de Rio de Janeiro está realmente em alta. Depois de as escolas da rede municipal de ensino terem os desempenhos dos Anos Iniciais e Finais muito bem avaliados no Ideb, as classificações de risco do ambiente de negócios da cidade também surpreenderam positivamente. A Fitch, agência de classificação de risco, elevou o rating do Rio de Janeiro de ‘B+’ para ‘BB’, com validação estável.
O avanço foi conquistado nos últimos três anos – gestão de Eduardo Paes (PSD) – período durante o qual a administração municipal deu ênfase ao ordenamento fiscal e às métricas de liquidez das contas cariocas.
Segundo a rigorosa avaliação da Fitch, o Rio de Janeiro tem quitado as suas contas e folhas de pagamento em dia. O pagamento de fornecedores e prestadores de serviços também tem sido realizado pontualmente. Esses foram apenas alguns dos avanços citados pela agência.
Ainda sobre o desempenho da administração da cidade, a Fitch destacou a receita média robusta e a manutenção da autonomia fiscal. A agência destacou ainda que a administração municipal tem executado uma gestão financeira sólida, com o caixa irrestrito superando os passivos de curto prazo, conforme repercutiu o site Agenda do Poder.