Incêndios atingem cidades do RJ há quase uma semana

Municípios fluminenses têm sofrido com queimadas ao longo de 2024

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Reprodução Redes Sociais)

Uma onda de incêndios atinge cidades do Rio de Janeiro há sete dias. A denúncia, feita pelo portal EcoSerrano, mostra que nos últimos dias, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na região serrana do estado, têm sofrido com as chamas. O fogo tem devastado áreas verdes dos dois municípios fluminense e afetado a biodiversidade da Mata Atlântica.

Esses incêndios, conforme expõe o site, estão sob suspeita de serem criminosos. Além de ameaçar espécies nativas de plantas e animais, se aproximam, perigosamente, de residências. O Corpo de Bombeiros tem atuado nas regiões para minimizar os davos.

Nesta terça-feira (20/08), por exemplo, um incêndio de grandes proporções foi registrado na RJ-142, conhecida como Serramar, avançando em direção ao Morro dos Peões, localizado no Vale dos Peões, distrito de Lumiar.

A crise ambiental também tem impactado áreas como o Alto do Ribeirão, próximo a Santiago, a Pedra Riscada e o Parque Estadual dos Três Picos. Moradores desses locais suspeitam que muitos desses incêndios sejam provocados de forma criminosa.

RJ registrou mais de 400 casos de queimadas nas florestas fluminenses no primeiro semestre de 2024

Segundo números da plataforma do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de incêndio na Mata Atlântica do Rio aumentaram 440% neste ano, quando comparados o primeiro semestre de 2024 com o de 2023. Até julho deste ano, os casos de queimadas nas florestas fluminenses já chegaram a 434, um quantitativo que ultrapassa o somatório dos 12 meses do ano passado com 414 casos.

Se levados em consideração os números do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, os dados se tornam ainda mais alarmantes, já que são considerados todos os combates a incêndios em vegetação, como em terrenos baldios, por exemplo. As ocorrências do tipo atendidas pelo Corpo de Bombeiros já passam de 8 mil neste ano em todas regiões do estado, o que representa quase três vezes mais do que os casos registrados em 2023, entre janeiro e junho, que ficaram em menos de 3 mil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Incêndios atingem cidades do RJ há quase uma semana

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui