Na última segunda-feira (19/08), seis ferros-velhos que funcionavam irregularmente às margens da Rua Capitão Juvenal Figueiredo, no bairro Jardim Alcântara, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foram interditados.
Os estabelecimentos não tinham licença para funcionar e não apresentaram notas fiscais do material à venda. A ação integra uma força-tarefa criada pelo Governo do Estado do Governo para coibir a comercialização de peças e de sucatas de automóveis de procedência irregular.
A operação em São Gonçalo ocorre na semana em que a força-tarefa – coordenada pelo Detran-RJ com a participação das polícias Civil e Militar; do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); e da Secretaria de Estado de Fazenda – completa um ano. Nesse período, 52 estabelecimentos foram fechados e mais de 800 toneladas de sucatas foram apreendidas e encaminhadas para destruição.
- ”Esta é uma ação que mira na quebra financeira do esquema de roubo e furto de carros. Os agentes do estado estão combatendo quem comercializa peças sem origem declarada. Ao mesmo tempo, o comerciante que quer trabalhar de forma legalizada conta com o apoio do Detran-RJ para se adequar à legislação”, diz o governador Cláudio Castro.
Números
Ao longo do primeiro ano, os agentes realizaram 25 operações em todo o estado do RJ, com a recuperação de sete veículos roubados e de cerca de 160 motores adulterados. Um veículo clonado foi recuperado e 25 pessoas foram conduzidas para delegacias.