A Prefeitura do Rio vai reduzir parcialmente a velocidade máxima permitida na Avenida Lúcio Costa, na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. A velocidade permitida na via passará de 70 km/h para 40 km/h, atendendo a uma reivindicação da Comissão de Segurança no Ciclismo (CSC-RJ).
O pedido da CSC-RJ, protocolado em março do ano passado junto à CET-Rio e à Prefeitura, visava melhorar a segurança dos ciclistas e pedestres ao longo da movimentada orla. A proposta, que levou um ano e meio para ser parcialmente aprovada, é vista como um passo significativo para a proteção de todos que utilizam a Avenida Lúcio Costa para transporte, esporte ou lazer.
Além da redução de velocidade, a CET-Rio implementará “speed tables” ao longo da avenida. Essas estruturas foram projetadas para desacelerar os veículos de forma eficaz, sem comprometer a fluidez do tráfego. A medida é uma resposta direta aos altos índices de acidentes e atropelamentos que ocorrem na região, um problema preocupante para os frequentadores da Praia da Barra.
Em um comunicado, a Comissão de Segurança no Ciclismo expressou sua satisfação com a decisão. “Depois de um ano e meio, vimos com bons olhos a iniciativa de Eduardo Paes, assim como a do presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, e de sua equipe técnica em aprovar nosso pedido. Essa vitória é de todos os cidadãos cariocas que se deslocam a pé ou utilizam a bicicleta no seu dia a dia para esporte, trabalho, lazer, turismo e transporte.”
A redução da velocidade é considerada um avanço importante para a segurança viária na orla, que é uma das áreas com maior índice de acidentes da cidade. A Comissão, no entanto, não considera a conquista um fim, mas sim um passo inicial. A meta é expandir essa redução de velocidade para outras orlas do Rio de Janeiro até 2025
70 pra 40 não são 15%.
Velocidade de 70km/h na orla da praia é desastre certo. Tem que reduzir mesmo, visto que tem motorista que não respeita a velocidade, e se deixar a 70 vai ter quem anda a 90.