Condomínios da Zona Sul são proibidos de colocar lixo nas calçadas; novo sistema chegará em breve ao Centro, Tijuca e Méier

Os garis serão responsáveis por entrar em cada prédio e vila residencial para retirar o lixo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) anunciou uma alteração significativa na coleta de lixo domiciliar nos 15 bairros da Zona Sul do Rio. A partir de agora, os condomínios da região não poderão mais colocar o lixo nas calçadas. Essa medida, que ainda está em fase de testes, visa melhorar a eficiência e a limpeza urbana.

Com a nova regra, a coleta de lixo será realizada diretamente nos condomínios. Os garis serão responsáveis por entrar em cada prédio e vila residencial para retirar o lixo. Os moradores deverão armazenar seus resíduos em contêineres de 240 litros e só poderão colocá-los para fora no momento em que o caminhão de coleta estiver prestes a chegar.

Esse sistema porta a porta pretende reduzir problemas como o acúmulo de lixo nas ruas e melhorar a gestão dos resíduos, evitando que o lixo permaneça exposto em áreas públicas.

Além da Zona Sul, a Comlurb planeja implementar o novo formato de coleta também no Centro, no Grande Méier e na Grande Tijuca. O detalhamento completo da logística para essas áreas ainda está sendo definido

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Condomínios da Zona Sul são proibidos de colocar lixo nas calçadas; novo sistema chegará em breve ao Centro, Tijuca e Méier

34 COMENTÁRIOS

  1. A vantagem é que inibe a abertura dos sacos e os lixos no chão. A desvantagem é a questão da segurança que dará margem aos bandidos esperarem por um vacilo para entrarem no prédio. Não tem o caminho do meio?

  2. Nao vai dar certo…isso é jogar responsabilidade para os moradores..caminhao nao passa no horario nunca, muitas vilas e predios nao tem zelador…é chover no molhado… pode criar outro sistema…

  3. Quem será que teve essa ideia ? Imagina que fácil vai ser assaltar os prédios… basta seguir o caminhão de lixo e assim que os portões dos prédios forem abertos , assaltar facilmente.
    Vergonhoso.

  4. Foi a bandidagem que teve essa ideia ? Imagina que fácil vai ser assaltar os prédios… basta seguir o caminhão de lixo e assim que os portões dos prédios forem abertos , assaltar facilmente.
    Vergonhoso.

  5. Essa questão de lixo espalhado é difícil de ser resolvido porque, além dos catadores espalharem o lixo, existe também os próprios moradores que colocam o lixo nas calçadas fora do horário estabelecido até porque os caminhões não são pontuais e por muitas vezes passam tão cheios de lixo que nem param para pegar mais.
    O que a prefeitura tem que fazer é colocar fiscais para trabalhar nas ruas e multar quem coloca lixo em horários não estabelecidos, a frota de caminhão tem que aumentar, por isso pagamos, porque é evidente que está ineficaz, já presenciei caminhões passarem direto da montanha de lixo porque o caminhão está lotado….a cidade cresceu, acordem, coloque mais funcionários e de condições para eles trabalharam com eficiência, a Comlurb parou no tempo, a rua onde moro está constantemente suja, não há garis suficientes para a limpeza. Eles só se preocupam com a zona sul… Pagamos impostos, temos os mesmos direitos dos moradores da zona Sul….. Coloquei funcionários para limpar está cidade imunda.

  6. Deveria também recolher tudo que fica obstruindo as calçadas. Sucata de cerros , barracas, cadeiras de praia. A Barão da Torre, na calçada em frente à Estação do Metrô, Gal Osósrio, não se consegue andar na calçada. virou um depósito .

  7. Acho uma ótima ideia! E é óbvio que tudo terá uma logística para que funcione. É de interesse de todos que a ideia funcione. Teremos uma cidade menos suja, menos baratas nas calçadas, menos ratos espalhando doenças, e menos gente reclamando de lixo espalhado. Meu apoio ao projeto!

  8. Moro na Zona Sul e um dos problemas maiores é quando os catadores rasgam os sacos e deixam tudo espalhado, até já cheguei a discutir com uns , mas são agressivos e mal educados, no meu prédio o porteiro só fica até às 18h então fica difícil a situação, a melhor opção seria como em países como a Suíça com pontos de extração, onde fica subterrâneo com a separação de cada tipo de lixo, mas se não houver educação nada vai funcionar pois a mentalidade do Brasileiro não ajuda , sempre quer sujar pois tem alguém pra limpar. Talvez a melhor opção seria a coleta em dias alternados e sempre diurno, iria minimizar os riscos. Mas vamos aguardar se alguma coisa muda

    • O problema da coleta diurna é o possível impacto negativo no trânsito, dependendo da região.

      Você tem razão quanto ao problema da (má) educação do povo, que acredita que é certo jogar seu lixo sempre onde for mais fácil, ou seja, em qualquer lugar. Depois, quando fica tudo emporcalhado, esse mesmo povo adora reclamar do poder público (que tem também sua parcela de responsabilidade).

      Como se vê, a solução dos problemas é responsabilidade de cada um. A pergunta, então, é: quem está disposto a mudar seus (péssimos) hábitos em prol da melhoria coletiva? Minha experiência me diz…muito poucos.

  9. Tem sempre alguém com ideia de jerico. Tem tudo pra dar errado. Só um ex. : um bando de assaltantes se veste de galinha e entra num prédio de ricos, vai fazer a limpa

  10. No campo das ideias, seria ótimo, mas na realidade não tem como ser eficaz!!
    Na minha rua o caminhão passa depois da meia noite!!
    Como iremos fazer, só na minha área, do condomínio somos 6 blocos.
    Será que o síndico é que terá mais esse trabalho?? Ficar acordado de madrugada para abrir o portão para a COMlurb entrar??

  11. As coletas nos estados do Sul do Brasil, como vemos em outros países, há nas ruas coletores, tipo containers, com tampa, onde TODOS os moradores e comerciantes depositam os seus lixos e nos dias específicos, as empresas de coleta de lixo, retiram os lixos e resíduos. O Rio de Janeiro é uma cidade muito desorganizada em quesito LIXO e que poderia se inspirar nas melhores práticas e essa “nova idéia” cometa será uma prova disso!

  12. Levando em consideração as ações cosméticas da prefeitura, o caráter experimental da medida, deve durar até o final do G20. Depois do evento, provavelmente, volta como era antes

  13. Sou porteiro noturno/vigia. Combinei com os Garis de pegarem os containers dentro das grades do prédio. Porém aqui tem portaria 24 horas. Sempre que posso eu boto pra fora no momento em que a coleta vem . Isso evita que catadores drogados espalhem o lixo. Isso já deu muita confusão aqui. Alguns são bem alterados… Faziam uma sujeira imensa. Só funciona onde tem porteiro 24 horas. A coleta noturna acontece em horário totalmente incerto.

    • Do jeito que esta o RJ, em termos de assalto, é uma temeridade essa ideia de jerico. Por o lixo para fora qdo o caminhão estiver chegando, pergunta, eles vao avisar? Eles vao esperar? Ou vao passar, como nao cai ter luxo na rua, vao oarar e esperar tidos os moradores colicarem o lixo para fora? Ou teremos de ficar esperando 1…2….3h pela passagem dele? A prefeitura sempre tendo ideia de jerico! Onde esses caras vivem?

  14. Tem que fazer coleta seletiva: lixo comum (já pagamos taxa de coleta; o volume recolhido seria bem menor, e pode gerar lucro); lixo reciclável (deveria ser remunerado de acordo com o valor/ volume recolhido – pagamos como embalagem – a COMLURB que gere lucros para poder remunerar, protegendo ainda o meio ambiente), e coleta de inservíveis/ entulho/ etc.)

  15. Como já sinalizado anteriormente aqui, impossível por vários motivos esse jeito novo de coleta de lixo. Infelizmente os condomínios GASTAM muito dinheiro comprando sacos próprios para descarte de lixo. Aí vem um e rasga tudo, deixa o lixo todo espalhado na calçada, o que dá muito mais trabalho aos garis e grande perda de tempo.
    Essa sugestão da Prefeitura é péssima.
    Poderia ter nas calcadas tipo gaiolas com cadeados para colocar os sacos e só os condomínios e os garis tivessem as chaves.
    Já vi assim em São Paulo

  16. Além do lixo exposto em via pública cuja as novas medidas serão ótima.A Prefeitura deveria também (como no passado) exigir dos proprietários que as calçadas em frente as suas residências,de suas responsabilidades, fossem reparadas e conservadas; já que algumas delas são verdadeiras armadilhas para os pedestres.

  17. A única solução é a instalação de pontos de coleta de lixo distribuídos em vários pontos por cada bairro, levando em consideração, obviamente, a densidade populacional do bairro (quanto mais populoso, mais pontos de coleta). Coleta na porta, somente para estabelecimentos comerciais, mediante cadastramento na empresa de limpeza urbana. Esta coleta deve ser feita em horário pré determinado, e o estabelecimento fica proibido de colocar o lixo na calçada.

  18. Como vão fazer se não tem carro para buscar o lixo. Teria que ter vários para atender os bairros. Aqui no Catete , Rua Andrade Pertence, muitas das vezes , chegam às 03:00, como que alguém vai abrir o Condomínio,todos tem que dormir, o trabalhador, acaba ficando no stress por tanta coisa de políticos. Muito errado. Coloca mais veículos. Dinheiro tem.

  19. As pessoas em situação de rua, tem aumentado, jogam o lixo no chão em busca de recicláveis, para ganhar dinheiro ? mas nós que pagamos impostos não podemos ficar sujeitos a lixo e mau cheiro. Vamos colocar o lixo, solto nos container ou dentro de sacos ? Os edifícios vão pagar hora extra para o zelador esperar a coleta passar, porque não tem horário exato para o caminhão passar!? A pessoa que propôs a mudança na coleta, não pensou que vai demorar muito, pois os coletores vão entrar dentro de prédios e vilas!? Sabemos que algo precisa ser feito com urgência, pois a cidade está um caos, porém essa mudança, na minha opinião de leiga, está um pouco fora de visão realista.

  20. Nas ruas do Méier estão um lixo,pois os sacos de lixo na calçada são abertos pelas pessoas e deixam o lixo exposto na calçada,onde nem se pode transitar. Um absurdo q a autoridade competente q ea prefeitura não toma providências!!

  21. Se a intenção era tornar a coleta mais rapida e eficiente, deram um tiro no pé. Só o fato de fazer o funcionário da limpeza urbana ter que entrar em cada condomínio para retirar o lixo, já torna ineficiente o processo de coleta.

  22. Concordo, absurdo e a cidade ficar na situação em que se encontra atualmente, não se vê a sujeira que vemos nas ruas do Rio muitas cidades por aí. Em Lima no Peru, também é assim, a companhia entra nos condominios e os moradores dr casa depositam seus lixos em lixeiras subterraneas tipo alçapão que tem nas praças, que alias, todo bairro tem uma braça, arborizada, florida e muito bem limpa.
    Voltando ao nosso decadente Rio, é triste andarmos nas ruas e vermos tanta sujeira espalhada, o catador vem revira tudo e espalha o lixo, o gari vem pra recolher, e leva somente o q ele consegue pegar com dois pedaços de compensado (madeira) ai o pedestre vem e joga lixo no chão, a comlurb por sua vês não passa varrendo todas as ruas, mas também, pra que se o morador e
    Pedestre se acha o direito de jogar o lixo em qualquer canto, isso com a ajuda dos motoristas de carros, ônibus, passageiros, enfim, nossa população está mal educada, mal acostumada, e quando vem uma solução dessas pra tentar acertar a bagunça, a pessoa que está acostumada com a sujeira e o errado vem e reclama. Nossa cidade tem sido esquecida, desvalorizada, já não chega a criminalidade que tanto denigre a imagem da cidade, ou melhor, do estado do Rio. Ainda temos que conviver com a sujeira, calçadas quebradas e desniveladas, e a falta de educação do carioca. Lamentável. É triste ver o Rio tendo sua imagem de cidade maravilhosa sendo desconstruída.

  23. Que reside em casa, faz o que, não vai trabalhar porque tem que por o lixo fora,kkk. Péssimo, tem que ver que nem todo prédio tem porteiro a noite, e os bairros não são só de prédios e condomínio

  24. Absurdo! Uma medida que mais parece planejada da cabeça de alguma besta.
    Existe hoje coleta do lixo sem qualquer regularidade no horário. Às vezes o lixo recolhido à noite – e mesmo até de madrugada.
    Como ficam vilas e prédios sem funcionários noturnos? Os moradores do primeiro terão de ficar até de madrugada no portão aguardando a coleta? E o perigo de ser assaltado? E quanto aos prédios sem funcionário noturno, terão que contratar ou o morador também ficar na portão aguardando a coleta até tarde?
    Infelizmente esses agentes públicos são uns incompetentes! Quem deveria ser punido por revirar lixo alheio e deixa-lo no chão não é punido nem com multa nem prestação de serviço comunitário na limpeza de rua, então passam a adotar novo esquema custoso para as pessoas.

    • No Engenho Novo, os moradores são os piores, coleta segunda quarta e sexta pela manhã, na própria sexta a tarde já tem lixos ensacados pelas calçadas e os moradores de rua rasgando e espanhando…. Quero lembrar que as chuvas de verão estão chegando e essa lixarada vão para os bueiros. A PREGEITURA TEM QUE FAZER DOER NO BOLSO, FISCALIZAR E MULTAR…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui