Em uma visita à Rua da Carioca, tradicional via do Centro do Rio de Janeiro, o candidato à prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem (PL), se reuniu com lojistas nesta segunda-feira (26/08) e apresentou um amplo projeto para revitalizar a área. A Rua da Carioca, que já foi um dos símbolos da vida boêmia carioca, atualmente reflete o esvaziamento econômico da região, com cerca de 3.500 CNPJs cancelados devido ao aumento dos aluguéis e à falta de segurança. Além disso, o valor elevado do IPTU, que pode chegar a R$ 200 mil por ano, dificulta ainda mais a manutenção do comércio local.
Durante o encontro, Ramagem prometeu criar condições para que empresários possam desenvolver seus negócios por meio de microcréditos, maior ordenamento urbano e reforço na segurança.
“Vamos criar uma estratégia para promover o crescimento econômico através de incentivos fiscais e um Rio em ordem. Com isso, atraímos empresas, criamos empregos e aumentamos a renda na cidade. É preciso trazer residências para cá, retomar o comércio. Com parcerias, segurança e incentivos fiscais, faremos do Centro novamente um polo econômico, cultural e histórico“, afirmou Ramagem.
Símbolo Histórico e Cultural do Rio, Rua da Carioca enfrenta desafios
A Rua da Carioca, tombada em 1985 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) devido ao seu conjunto arquitetônico, hoje é um retrato do abandono. Bares icônicos, como o Bar Luiz, fundado em 1887, fecharam as portas em 2022 durante a gestão de Eduardo Paes (PSD), que viu empresários enfrentarem um aumento de quase 400% nas penhoras.
“A Rua da Carioca é um símbolo do Rio boêmio, dos grandes bares e restaurantes. Mas, hoje, reflete o esvaziamento econômico do Centro. São inúmeras lojas e salas fechadas, espaços culturais abandonados e ruas vazias. Vamos tornar essa região mais atrativa e criar um círculo virtuoso que revitalize toda a cidade, com o Centro como ponto central dessa transformação“, declarou Ramagem.
Críticas ao Projeto Reviver Centro e propostas de requalificação
Ramagem criticou o projeto Reviver Centro, lançado na gestão atual, que, segundo ele, beneficiou apenas as grandes imobiliárias. Um levantamento realizado em 2023 revelou que 20 das 35 metas de requalificação do bairro ainda não foram concluídas, e outras oito sequer foram iniciadas.
“O Reviver Centro é uma farsa. O atual prefeito, um verdadeiro maquiador, beneficiou apenas as grandes imobiliárias. Basta caminhar pelas ruas para ver o abandono: lojas fechadas, insegurança, pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Temos que atrair pessoas de volta ao Centro, melhorar a segurança”, criticou o candidato.
Ordem Pública e Segurança como prioridades
Ramagem destacou a importância da ordem pública como ferramenta essencial para a segurança e o desenvolvimento econômico. O programa “Ordem Carioca” proposto por ele visa melhorar a iluminação, incentivar o uso de espaços públicos, realizar podas regulares, intensificar a limpeza urbana e conservar as calçadas.
Outro ponto de preocupação é a presença constante de pessoas em situação de rua e usuários de drogas na região. Ramagem propõe um programa de acolhimento e reintegração social para essa população, com foco em soluções personalizadas e na reconexão com suas famílias e redes de apoio.
“O abandono do Centro é um reflexo da incompetência e falta de gestão da atual administração. Deixar a cidade assim é não querer que ela se desenvolva. À noite, as pessoas têm medo de sair às ruas“, afirmou Ramagem.
Nos próximos quatro anos, o candidato pretende desenvolver um turismo seguro e diversificado como motor econômico, criar um hub de tecnologia para estimular novos negócios e fortalecer o empreendedorismo social.
“Havendo ordem pública, todos os setores de entretenimento, cultura, esporte, lazer e eventos poderão se desenvolver, proporcionando o retorno da força turística na cidade, especialmente no Centro do Rio“, concluiu Ramagem.