No próximo dia 18/09, o Rio de Janeiro receberá dois jogos válidos pelas quartas de final da Copa Libertadores. Às 19h (de Brasília), Fluminense e Atlético-MG se enfrentam no Maracanã, no bairro homônimo. Duas horas e meia depois, isto é, às 21h30, é a vez de Botafogo e São Paulo duelarem no Estádio Nilton Santos, o popular Engenhão, no Engenho de Dentro.
Os estádios, localizados na Zona Norte da cidade, ficam a menos de 10km de distância um do outro. Apesar da apreensão por parte dos torcedores, a Polícia Militar do Estado do RJ (PMERJ) garantiu que há condições de segurança para a realização das duas partidas.
”Uma estratégia de policiamento está sendo traçada, visando a escolta das delegações dos clubes, das equipes de arbitragem, assim como das torcidas organizadas, rotinas estas conduzidas historicamente pelo Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios [Bepe], referência nacional em seu universo de atuação”, disse a PMERJ, por meio de nota oficial.
Ainda de acordo com a corporação, ”os batalhões das áreas onde serão realizadas as partidas – 3º BPM [Méier] e 6º BPM [Tijuca] – também contarão com reforço de efetivo e estarão intensificando o policiamento em seus perímetros de atuação”.
O Ministério Público, por sua vez, informou que ”monitorará a execução dos planos de ação e contingências das partidas e reprimirá eventuais condutas irregulares e/ou ilícitas”.
Vale ressaltar que, além da rivalidade entre torcidas organizadas de Fluminense e Botafogo, as de Atlético-MG e São Paulo também não se gostam, uma vez que possuem amizade com as de Vasco e Flamengo, respectivamente.