Eduardo Paes promete ampliar para 500 o número de Ginásios Educacionais Tecnológicos no Rio

Candidato à reeleição visita GET em Rio das Pedras, construído com estruturas reaproveitadas da Arena do Futuro dos Jogos Rio 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos

O candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), anunciou nesta quarta-feira (28/08) que pretende expandir o número de Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs) no Rio de Janeiro para 500 unidades. A declaração foi feita durante uma visita ao GET Mestre Diego Braga, em Rio das Pedras, Zona Oeste, uma das escolas públicas em tempo integral que combina ensino e tecnologia para capacitar jovens. A unidade foi construída com material reaproveitado da Arena do Futuro, palco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Esses ginásios tecnológicos em tempo integral representam uma mudança significativa na educação das nossas crianças. Eles focam em disciplinas como tecnologia, robótica, matemática e ciências, preparando nossos jovens para o futuro. Já temos 200 GETs na cidade e queremos chegar a 500 se conquistarmos um novo mandato. Nossa meta é implementar 150 por ano, continuando o que iniciamos no último biênio,” afirmou Paes.

Inaugurado em maio deste ano, o GET Mestre Diego Braga atende cerca de 700 alunos, do 6º ao 9º ano, além de estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). A escola, considerada uma das mais inovadoras do país, foi nomeada em homenagem ao ex-lutador de MMA Diego Braga Alves, que nasceu e cresceu em Rio das Pedras e foi assassinado em janeiro.

Além do GET Mestre Diego Braga, outras unidades olímpicas foram inauguradas este ano, incluindo os GETs Emiliano Galdino, José Mauro de Vasconcelos, Nelcy Noronha e o Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, este último se tornando um marco educacional no Parque Olímpico da Barra.

Atualmente, o Rio de Janeiro conta com 200 GETs, que atendem 100 mil alunos e oferecem atividades das 7h30 às 14h30. Todas as unidades seguem a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), promovendo uma educação integral que envolve diversas atividades.

As crianças que frequentam a escola pública são as que mais precisam de atenção, e nosso objetivo é que essas escolas sejam comparáveis ou até melhores do que as particulares. Hoje, 50% das nossas escolas já operam em tempo integral, e nosso plano é aumentar esse número para 75%,” declarou Paes.

Nos GETs, os estudantes são incentivados a desenvolver propostas inovadoras e soluções criativas, integrando ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática com outras disciplinas do currículo. O conteúdo pedagógico é elaborado a partir das experiências e necessidades trazidas pelos próprios alunos, e as escolas são equipadas com laboratórios maker, onde os estudantes podem desenvolver projetos práticos.

O sucesso da iniciativa, que começou com a inauguração do GET Elza Soares em março de 2022, é parte crucial da reestruturação do sistema escolar do município. Os GETs estão estrategicamente distribuídos pelas 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Rio.

Investimentos em Rio das Pedras

A comunidade de Rio das Pedras tem recebido uma série de melhorias nos últimos quatro anos, incluindo obras de infraestrutura e drenagem na Avenida Engenheiro Souza Filho, uma das principais vias da região. O Programa Asfalto Liso foi concluído no trecho que liga o Largo da Barra à Muzema, e a pavimentação da Via Light também foi realizada.

Além disso, quatro novas unidades escolares foram inauguradas, e praças, rios e cais da região passaram por reformas e dragagens. O programa Bairro Maravilha foi implementado na Muzema e na Regata, e as obras para o conjunto Rio das Pedras estão em andamento.

Estamos realizando muitas obras aqui. Rio das Pedras, Muzema e Tijuquinha são regiões que priorizamos muito. Neste momento, estamos finalizando a duplicação da Engenheiro Souza Filho e continuaremos investindo aqui. Esta é uma área prioritária para a cidade,” destacou Paes.

A comunidade de Rio das Pedras também foi beneficiada com um programa de cadastramento que regularizou a situação de mais de 200 famílias que dependiam do comércio informal. Além disso, a região conta com duas Clínicas da Família, oferecendo acesso a cuidados primários de saúde sem que os moradores precisem sair da comunidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eduardo Paes promete ampliar para 500 o número de Ginásios Educacionais Tecnológicos no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui