Yuri Antigo – Casa Museu Ema Klabin prorroga exposição “Rio de Janeiro, XIX-XXI”

Coluna desta semana também mostra como foi o lançamento do primeiro livro de Patty Bonaparte; fala sobre o jantar que o Hotel Colline de France fará; e muito mais!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Obra "Aqueles que pintam o Rio de Janeiro", um das mais bonitas da exposição

Dica boa para quem estiver de passagem por São Paulo nas duas próximas semanas: a Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, um dos bairros mais elegantes da capital paulista, decidiu prorrogar até o dia 15 de setembro a exposição “Rio de Janeiro, XIX-XXI”. A mostra, que teve início em 11 de maio, apresenta um álbum raro de gravuras do século XIX sobre a Cidade Maravilhosa, além de intervenções contemporâneas do artista PV Dias.

Um dos destaques é o conjunto de 12 gravuras do álbum “Souvenirs de Rio de Janeiro”, produzido pelo suíço Johann Jacob Steinmann, em 1836, um dos primeiros a retratar a cidade do Rio na Europa, destacando a exuberância da paisagem natural, mas sem revelar as tensões e conflitos da época. Em diálogo, a série “Disse-me-disse”, de PV Dias, insere figuras contemporâneas nas gravuras de Steinmann, questionando a passividade das imagens e propondo uma nova leitura da paisagem carioca.

A exposição convida o público a refletir sobre como as imagens da paisagem carioca podem ir além da tradição e registrar a realidade e identidade de forma mais complexa. PV Dias, assim como outros artistas contemporâneos, questiona noções de pertença e territorialidade, propondo uma nova narrativa visual.

O público pode levar para casa o catálogo recém-lançado da exposição “Rio de Janeiro, XIX-XXI”, que inclui textos dos curadores Paulo de Freitas Costa e Janaina Damaceno; da curadora-adjunta Ana Paula Rocha; do diretor e do vice-diretor da Biblioteca Brasiliana Guita, Alexandre Macchione Saes e Hélio de Seixas Guimarães; e da pesquisadora Isabella Perrotta. A publicação traz ainda uma entrevista com o artista PV Dias.

As visitas podem ser feitas gratuitamente de quarta a domingo, das 11h às 18h. A Casa Museu Ema Klabin fica na Rua Portugal, 43 – Jardim Europa.

“O Trampolim”: Patty Bonaparte faz sua estreia no mundo dos livros

A Travessa do Shopping Leblon ficou bastante movimentada na última quarta-feira (28/8). Foi lá que Patty Bonaparte lançou seu primeiro livro, “O Trampolim”, pela Editora Lacre. Ao longo de 175 páginas, a autora apresenta pequenas crônicas sobre a sua vida. Ali estão lembranças da infância, a relação com o pai, a decisão de estudar Administração e depois Psicologia, o nascimento dos quatro filhos e os “nãos” que a consumiram. O buffet do Country Club deixou o evento ainda mais especial. Miguel Sá fez os cliques:

Tem jantar badalado na próxima terça…

Maquete do Colline de France de Miguel Pereira Yuri Antigo - Casa Museu Ema Klabin prorroga exposição "Rio de Janeiro, XIX-XXI"

O premiado Hotel Colline de France, que já faz sucesso em Gramado (RS) e em breve terá uma filial no Lago Javary, em Miguel Pereira (RJ), vai promover um jantar para comemorar sua chegada em território fluminense. O evento será na próxima terça-feira (3/9), no salão Gallery do Copacabana Palace, sob o comando de seus fundadores, Clara Grings Tomazi e Jonas Tomazi, e do prefeito André Português.

Almoço animadíssimo no Vamo

Festeira de mão cheia, a advogada Rosana Rodrigues (chamada carinhosamente por Fofa ou Fofy) comemorou seu aniversário, quarta-feira (28/8), com um animado almoço no restaurante Vamo, na Lagoa. Cerca de 200 pessoas das mais variadas tribos passaram pelo local. Cada convidado recebeu de lembrança um terço. A lista de presente foi organizada pelas BFFs Claudia Cury e Leila Esposito. As fotos são de José Olímpio!

“Lugar de Passagem” é a nova exposição de Hilal Sami Hilal

A Casa França-Brasil, na região central do Rio, abriu no último fim de semana, a exposição “Lugar de Passagem”, com mais de trinta obras de Hilal Sami Hilal. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto, a mostra é centrada no site specific (que significa “feito especialmente para um local”) “Artigo 3º” (2003/2024), em cobre vazado e filigranado, técnica que deu notoriedade ao artista capixaba de origem síria. As visitas podem ser feitas gratuitamente até o dia 20 de outubro. Confira quem estava lá:

Christovam de Chevalier vai lançar seu quinto livro de poemas

Christovam de Chevalier Yuri Antigo - Casa Museu Ema Klabin prorroga exposição "Rio de Janeiro, XIX-XXI"

Martelo batido: o poeta e jornalista Christovam de Chevalier lança seu quinto livro de poemas, “Da lida do tanto da vida” (7 Letras), no dia 17 de setembro, na Travessa de Ipanema. Com a obra, o autor coroa seus 25 anos de carreira literária. A publicação tem prefácio e orelha assinados, respectivamente, por Flávia Souza Lima e Igor Calazans. Já a capa traz uma imagem captada por Thereza Eugênia, na Bahia.

Fotos: Obra “Aqueles que pintam o Rio de Janeiro” – Divulgação / Lançamento do livro “O Trampolim” – Miguel Sá / Maquete do Colline de France – Divulgação / Aniversário de Rosana Rodrigues (Fofa) – José Olímpio / Abertura da exposição “Lugar de Passagem” – Ari Kaye / Christovam de Chevalier – Divulgação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Yuri Antigo - Casa Museu Ema Klabin prorroga exposição "Rio de Janeiro, XIX-XXI"
lapa dos mercadores 2024 Yuri Antigo - Casa Museu Ema Klabin prorroga exposição "Rio de Janeiro, XIX-XXI"

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui