O Tribunal Regional Eleitoral quer a presença das Forças Armadas nas eleições municipais do Rio de Janeiro e já encaminhou um pedido para convocação das tropas à ministra Carmem Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É ela quem deverá fazer a intermediação junto ao Ministério da Defesa para enviar tropas para atuarem na segurança e no transporte de urnas no dia do pleito. A informação foi dada inicialmente pela Rádio CBN.
“O Tribunal Regional Eleitoral do Rio já deliberou oficiar ao Tribunal Superior Eleitoral. Nós gostaríamos de ter o apoio das forças federais no dia da eleição, no primeiro e segundo turno“, afirmou o presidente do TRE, desembargador Henrique Figueira.
“Todo crime organizado preocupa, não é? Nós precisamos… Porque o nosso objetivo é que tanto o candidato no período de campanha quanto o eleitor no dia da eleição, eles tenham absoluta tranquilidade, liberdade e segurança para poder exercer os direitos cívicos de voto. Consciente, sempre perceba qualquer interferência, por quem quer que seja”, complementou.
Rio tem mais de 17 mil candidatos nas eleições de outubro
A Justiça Eleitoral do Rio recebeu 17.365 pedidos de registro de candidatura para as eleições municipais de 2024. O número representa queda de 34,56% em relação ao pleito anterior (26.538). Todos os pedidos, incluindo impugnações e recursos, devem ser julgados até 16 de setembro.
A redução deve-se à alteração na quantidade de candidatos que um partido pode lançar. Atualmente, a legislação eleitoral estipula que cada partido político ou federação pode registrar candidatos para as câmaras municipais no total de até 100% do número de vagas a preencher mais um. Em 2020, o limite era de 150%.
Do total de candidaturas, 1.012 buscam reeleição, o que equivale a 5,82%. Dessas, 940 são para vereador, 50 para prefeito e 22 para vice-prefeito.
As eleições municipais serão realizadas em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro, se necessário.
Eu quero segurança em TODOS os momentos, não só durante as eleições.