A Cidade Imperial de Petrópolis, na Serra fluminense, recebeu a visita do governador Cláudio Castro (PL), nesta quinta-feira (29), para o acompanhamento das obras de recuperação do Túnel Extravasor, localizado na Rua Visconde de Souza Franco. O empreendimento está em sua segunda etapa e é essencial para diminuir os riscos de alagamentos, especialmente no Centro Histórico da cidade. As obras receberam R$ 71 milhões em investimentos do Governo do Estado.
O governador destacou que a população do município espera as obras há muitos anos. Com as intervenções, as administrações municipal e estadual esperam que as cenas desesperadoras das últimas chuvas que caíram na cidade, não se repitam,
“Essa obra é de extrema importância para a população de Petrópolis, que há muito tempo espera por essa modernização. Depois de tudo que vivi aqui, me sinto um morador desta cidade. Nosso compromisso é assegurar que todas as etapas sejam concluídas e oferecer mais segurança e tranquilidade aos moradores,” disse Castro durante a vistoria.
Iniciado em setembro de 2023, o projeto inclui a instalação de comportas na entrada do túnel, concretagem na galeria subterrânea e a recuperação completa dos 3,2 quilômetros do túnel. À frente dos trabalhos, 70 funcionários atuam em diferentes atividades.
Obras a todo vapor
As intervenções estão concentradas no Rio Palatino, nas proximidades da Rua Souza Franco, localidade onde as comportas estão sendo instaladas. Para garantir a robustez e a eficiência da estrutura será feita a concretagem armada da laje de fundo no trecho final do túnel.
Desde a década de 1960, o Túnel Extravasor não passava por manutenção. As obras em andamento, quando concluídas, permitirão que o sistema de escoamento de Petrópolis receba grandes volumes de chuva, com baixo nível de alagamentos na cidade.
Acaba com a enchente em Petrópolis para alagar os mais pobres da Baixada
É verdade que a cidade do Rio de Janeiro tem um túnel extravasor quase pronto que escoaria água da chuva no costão de São Conrado?