O edifício que abriga há 35 anos o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Candelária, no Centro do Rio, está prestes a passar por uma grande reforma. O prédio, que desde 1989 é sede do CCBB, será submetido a intervenções nas estruturas e na fachada.
Inaugurado em 1906 como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, o imóvel inicialmente servia como local de pregão da Bolsa de Fundos Públicos, uma precursora da Bolsa de Valores. Na década de 1920, o edifício foi adquirido pelo Banco do Brasil, mantendo sua função voltada para o setor financeiro.
No final dos anos 1980, o Banco do Brasil transformou o prédio em um centro cultural, convertendo-o para atividades e exposições. Desde então, o CCBB se tornou a instituição cultural mais visitada do Brasil e ocupa a 20ª posição no ranking mundial.
As obras de intervenção estão programadas para iniciar em outubro e têm previsão de duração de dois anos. O projeto inclui a recuperação de 234 janelas e 14 portas, além da revitalização dos oito mil metros quadrados do imóvel. A reforma foi autorizada após uma rigorosa análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), garantindo a preservação do valor histórico e arquitetônico do edifício tombado.
Não seria lavagem de dinheiro? Qtas vezes o prédio já foi restaurado? Tenho dúvidas.