Governo do Rio anuncia Plano Especial de Segurança para o Rock in Rio

A operação de segurança, que começa na sexta-feira (13/09), contará com a participação de 8.075 profissionais, que atuarão durante os sete dias do evento tanto dentro quanto no entorno da Cidade do Rock

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Regua

O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta segunda-feira (09/09), o plano especial de segurança para o Rock in Rio 2024, durante uma coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O festival, que acontecerá entre os dias 13 e 22 de setembro na Barra da Tijuca, espera receber mais de 700 mil pessoas, incluindo moradores e turistas brasileiros e estrangeiros.

A operação de segurança, que começa na sexta-feira (13/09), contará com a participação de 8.075 profissionais, que atuarão durante os sete dias do evento tanto dentro quanto no entorno da Cidade do Rock. O efetivo representa um aumento de 30% em comparação com a edição anterior do festival.

O Rock in Rio é um evento de grande importância cultural e econômica para o estado. Elaboramos um plano de segurança robusto e integrado, envolvendo diferentes forças de segurança para garantir que todos possam aproveitar o festival em um ambiente seguro. Nosso objetivo é oferecer tranquilidade tanto para os moradores quanto para os turistas, que serão recebidos com toda a hospitalidade do povo carioca“, afirmou o governador Cláudio Castro.

O impacto econômico estimado para o estado do Rio de Janeiro é de R$ 2,6 bilhões. A ocupação hoteleira deve atingir 95% nos fins de semana do festival, e a Rodoviária Novo Rio estima um aumento de 40% no fluxo de passageiros durante o evento.

Força-tarefa integrada

O plano de segurança contará com a atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e agentes da Operação Lei Seca. Segundo o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, o esquema de segurança será rigoroso tanto dentro quanto fora do evento. “Montaremos um cinturão de segurança nas principais vias de acesso à Cidade do Rock, além de um esquema reforçado dentro do festival. Nenhuma área do estado ficará desprotegida”, destacou.

Atuação da Polícia Militar

A Polícia Militar mobilizará 5.200 agentes, 143 viaturas e 8 torres de observação posicionadas nas avenidas Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende. Serão montados 16 pontos de bloqueio nas principais vias de acesso ao festival. Além disso, câmeras de monitoramento, drones, aeronaves e motopatrulhamento serão utilizados para garantir a segurança dos participantes.

A Polícia Militar também contará com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que ficará localizado no BRT Parque Olímpico, concentrando toda a estrutura tecnológica da operação. Um posto de atendimento ao turista, operado por policiais bilíngues do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), será instalado para oferecer suporte aos visitantes. O policiamento será reforçado em terminais rodoviários e nas principais avenidas da região, como Ayrton Senna, Lúcio Costa e Salvador Allende.

Polícia Civil

A Polícia Civil destacará 1.675 agentes para o Rock in Rio, com 714 deles atuando dentro da Cidade do Rock. A 16ª DP (Barra da Tijuca) terá uma base no local, e as delegacias das proximidades, como a 32ª e a 42ª DP, terão efetivo reforçado. A Delegacia de Apoio ao Turismo será a Central de Flagrantes Extraordinária durante o evento.

Além disso, equipes especializadas da Polícia Civil estarão disponíveis para atendimento, incluindo a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI). A polícia também instalará sete pontos de atendimento dentro do festival, equipados com tablets para facilitar o registro de ocorrências online.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros mobilizará cerca de 600 militares, com três forças-tarefa espalhadas por pontos estratégicos na Cidade do Rock e seu entorno. O efetivo contará com ambulâncias, motos, picapes, viaturas de combate a incêndio, plataformas mecânicas de até 42 metros de altura e caminhões-tanque para abastecimento de água.

Operação Lei Seca

A Operação Lei Seca atuará com 558 agentes, realizando 62 fiscalizações ao longo do evento, focadas nas principais vias de acesso e nos bairros próximos. A operação também promoverá ações educativas com 42 servidores, incluindo agentes com deficiência (PCDs), motoristas e equipes de apoio, visando conscientizar o público sobre os riscos da combinação de álcool e direção.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Rio anuncia Plano Especial de Segurança para o Rock in Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui