O vereador Pedro Duarte (Novo-RJ) foi selecionado pelo governo norte-americano para participar do International Visitor Leadership Program (IVLP), um dos programas de intercâmbio profissional mais renomados do mundo. Duarte, de 33 anos, foi escolhido para integrar a turma de líderes emergentes do mundo lusófono, o único do Rio d eJaneiro. O evento acontecerá nos Estados Unidos no final deste ano.
Criado em 1940 por Nelson Rockefeller e oficialmente nomeado International Visitor Leadership Program em 1952, o IVLP já revelou importantes figuras políticas ao longo dos anos. Entre os participantes notáveis estão ex-primeiros-ministros britânicos Tony Blair, Gordon Brown e Margaret Thatcher, além de Nicolas Sarkozy, que participou do programa 22 anos antes de se tornar presidente da França.
A escolha de Pedro Duarte se deu em reconhecimento ao seu trabalho na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, onde se destacou pela defesa da transparência e pelo combate à corrupção. Durante seu mandato, Duarte travou batalhas contra funcionários fantasmas, denunciou gastos públicos suspeitos e expôs casos de corrupção. Ele se junta a outros brasileiros ilustres que já participaram do programa, como os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff, além do ex-juiz da Lava Jato e atual senador Sérgio Moro (União Brasil-PR).
O IVLP é financiado pelo Bureau of Educational and Cultural Affairs do Departamento de Estado dos EUA e não aceita inscrições. Os participantes são convidados devido ao seu potencial de liderança. Durante as três semanas do programa, os selecionados se reúnem com líderes norte-americanos e visitam instituições dos setores público e privado. Este ano, Pedro Duarte visitará as cidades de Washington D.C., Louisville, Nova Orleans e Seattle. Todos os custos da viagem são cobertos pelo governo norte-americano.
“Esse convite é de grande importância, não apenas como reconhecimento ao nosso mandato, mas também como uma oportunidade de aprender com diferentes experiências de gestão pública, aproveitando a expertise que os norte-americanos têm a oferecer. Este ano, já tive a chance de conhecer e dialogar com autoridades em Medellín, na Colômbia, e espero trazer esses aprendizados para o Rio de Janeiro“, afirmou Duarte.
Excelente notícia!
Será um ótimo intercâmbio para ele, fortalecendo valores democráticos, liberais e sociais.
Pena que alguns políticos brasileiros não entenderam nada do que viram lá, como por exemplo a Dilma e o Sarney.
Desejo que você aproveite bem essa oportunidade, Pedro! Você é do bem e merece.
Vai ser treinado e preparado para entregar ainda mais o Brasil para os gringos.
Virar Tchutchuca de Yank como Moro.
Ótimo para carreira e bem estar pessoal.
Bons mesmos são os vereadores que ficam aprovando TUDO que o prefeito quer, trocando nomes de ruas, dando medalhas para amiguinhos e empregos fantasmas, tanto de esquerda, como direita…ANTES de falar besteiras, procure conhecer melhor os que recebem seu voto e o que eles fizeram durante o mandato, eu, como eleitor consciente, faço isso e vou votar no Pedro Duarte novamente, se sua ideologia for outra, tudo bem, tem pessoas competentes e honestas na esquerda também, mas aprenda a escolher melhor e a cobrar em vez de afirmar o que vc não sabe.