Na manhã desta terça-feira (10/9), o candidato do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro, Tarcísio Motta, cumpriu agenda na Taquara, Zona Oeste da cidade, onde conversou com moradores e comerciantes. Acompanhado das candidatas Heloísa Helena (REDE) e Fátima Lima (PT), que concorrem a vagas na Câmara Municipal do Rio, Tarcísio apresentou suas principais propostas para a educação.
Entre as iniciativas destacadas, o candidato prometeu lançar um mutirão para erradicar o analfabetismo na cidade. O projeto será desenvolvido por meio da Escola de Formação Paulo Freire, onde educadores da rede municipal receberão capacitação especial baseada no método Paulo Freire de alfabetização.
Tarcísio também afirmou que, se eleito, irá investir na educação de jovens, adultos e idosos, com o fortalecimento dos centros de referência e a ampliação de vagas na rede municipal. O objetivo é facilitar o acesso à educação para mães e pais analfabetos cujos filhos já são atendidos nas escolas municipais.
Outro compromisso apresentado foi a criação de uma rede pública de pré-vestibulares comunitários, voltada para democratizar o acesso ao ensino superior. Esses pré-vestibulares serão implantados em favelas e bairros periféricos da cidade, com foco em ampliar oportunidades para moradores dessas regiões.
O candidato ressaltou que sua aposta na educação visa combater a desigualdade social e promover uma sociedade mais justa.