Para os niteroienses e cariocas que apreciam um bom filme e não deixam os documentários de lado, a espera acabou. No próximo sábado (14/09), a cidade de Niterói inaugura a “Casa Doc”, com a primeira sala de cinema do Brasil dedicada exclusivamente à exibição de documentários de impacto social. Com uma programação exclusiva, o local conta com a gestão da plataforma de streaming Bombozila.
O espaço dispõe de projetor de cinema 4K, som 5.1, acessibilidade, e área externa para debates e rodas de conversas, além de uma iniciativa audiovisual que une tecnologia social, plataforma, cinema de bairro, cursos e produções diversas. Além disso, a programação permanente terá oficinas, cursos e exibição de documentários com foco em temas sociais.
A inauguração ocorrerá no sábado, com uma série de eventos que inclui curtas-metragens, um show de música e a cerimônia de abertura, com a presença de representantes da cultura e do audiovisual.
Para Victor Ribeiro, um dos idealizadores do projeto, a “Casa Doc” destaca a importância do cinema como ferramenta de transformação social, visibilidade da memória popular e preservação do meio ambiente. “Esperamos fomentar um pólo audiovisual na Região Oceânica de Niterói para capacitação profissional na indústria do audiovisual e distribuição de filmes de relevância internacional”, disse.
“A Casa Doc surge como parte dos resultados do longa-metragem A Rota da Canoa, que lançamos em 2022 sobre a pescaria artesanal em Piratininga, e também do Cineclube Caiçara, um movimento cineclubista criado um ano antes por cineastas e pescadores. Esse movimento demonstrou que a comunidade local deseja contar suas próprias histórias e se ver no cinema”, comentou Ellen Francisco, produtora executiva do projeto.
O evento de inauguração da Casa Doc é gratuito e tem classificação indicativa de 16 anos.
Serviço
Reinauguração “Casa Doc”
- Dia: 14 de setembro de 2024.
- Endereço: Avenida Doutor Acúrcio Torres, 234 – Piratininga, Niterói.
- Horário: 18h às 22h.
Programação “Casa Doc“
- 18h – Abertura da Casa
- 19h – Abertura do cinema e Exibição do mini doc “Pescando Memórias” que conta a história de como um longa metragem deu origem a uma sala de cinema.
- 20h – Cerimônia de Abertura da Casa Doc com Ellen Francisco, diretora executiva do projeto, e presença de representantes da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
- 20h30 às 22h – Forró Pé de Serra com o Trio Tropicana, formado pela cantora Vivian Fernandes e músicos locais de Niterói.