Em visita ao Terminal Pingo D’Água, o prefeito Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição, anunciou nesta quarta-feira (12/09) que pretende expandir o modelo de segurança do programa BRT Seguro para os parques municipais e principais praças da cidade. Durante a visita, realizada no terminal de BRT em Guaratiba, na Zona Oeste, Paes também apresentou planos de ampliar a integração do serviço de ônibus articulados com outras áreas da cidade.
“A experiência do BRT Seguro tem sido positiva, com ações diárias que reduziram em 90% o vandalismo nas estações. Queremos não só expandir esse programa no BRT, mas também aplicá-lo nos parques e praças da cidade. Com eficiência, organização e boa gestão, vamos trazer mais segurança para os espaços públicos”, declarou Eduardo Paes.
O programa BRT Seguro foi implementado em 2021, com o objetivo de reforçar o patrulhamento nas estações de BRT, por meio da atuação conjunta de guardas municipais e policiais militares. A iniciativa busca combater crimes como roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual, além de garantir maior segurança para os usuários do sistema. Desde sua criação, o programa já registrou 3.666 prisões e uma redução de 90% nos gastos com reparos provocados por vandalismo, segundo a Mobi-Rio, empresa pública responsável pela operação do BRT.
Além da segurança nas estações, o programa também visa reduzir os calotes no sistema, tendo aplicado 18.689 multas por evasão até o momento. As ações de fiscalização nas pistas exclusivas do BRT resultaram em mais de 12.193 autuações.
Eduardo Paes destacou que o modelo do BRT Seguro pode ser adaptado para outros espaços públicos. “Queremos usar o BRT Seguro como referência. O programa funciona porque tem um foco específico e uma gestão organizada. É uma política pública clara que está dando resultado”, afirmou o candidato.
Expansão do BRT
Durante a visita, Paes também falou sobre os investimentos na expansão do sistema BRT. O Terminal Pingo D’Água, inaugurado seis meses após o início da operação da Nova Transoeste, foi um dos destaques. Com 19.825 metros quadrados, o terminal oferece mais conforto e comodidade aos passageiros, atendendo diariamente mais de 10 mil pessoas que utilizam o BRT entre a Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.
Além das melhorias no terminal, a gestão atual promoveu requalificação das vias no entorno e construiu um bicicletário com capacidade para 600 bicicletas, atendendo à alta demanda de ciclistas na região.
Paes ressaltou os avanços no sistema de transporte. “O BRT mudou a vida das pessoas. Passou por dificuldades na administração anterior, mas agora transporta cerca de 500 mil passageiros diariamente. Nossa ideia é ampliar as conexões, integrando o BRT a novas áreas da cidade”, explicou o candidato. A expansão inclui novas linhas de conexão em Campo Grande, Sepetiba e a aprovação de um projeto que ligará o Terminal Deodoro até Santa Cruz pela Avenida Brasil.
Outros terminais, como Magarça e Mato Alto, também foram reformados, e novas estações, como o Terminal Intermodal Gentileza e o Terminal Deodoro, foram construídas para atender à crescente demanda.
Ano de eleição é fogo.
Colocou até a GM no BRT. ?