Rio de Janeiro registra novo recorde de calor durante o inverno com máxima de 41,1°C; chuva prevista para a próxima semana

As condições de baixa umidade devem continuar na sexta-feira (13/09) e no sábado (14/09), com índices variando entre 21% e 30% durante a tarde em algumas regiões da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

O Rio de Janeiro registrou um novo recorde de calor durante o inverno, com os termômetros alcançando 41,1°C nesta quinta-feira (12/09) em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, de acordo com o Sistema Alerta Rio da prefeitura. Este foi o dia mais quente da estação, que se encerra em 22/09. Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar também atingiu níveis alarmantes, chegando a 10,3% às 15h25 na estação de Santa Cruz, o menor índice do ano.

Em alguns bairros, como Catumbi, na Zona Norte, os termômetros de rua chegaram a marcar 42°C, levando muitos cariocas às praias em busca de alívio. As areias de Arpoador, em Ipanema, ficaram lotadas no fim da tarde.

A baixa umidade do ar, variando entre 21% e 30%, segue preocupando as autoridades. Esses índices são considerados baixos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e exigem cuidados especiais, como hidratação constante. O calor extremo e o ar seco também aumentam o risco de incêndios florestais no estado. Segundo a Defesa Civil, 59 municípios do Rio já estão em alerta máximo para esse tipo de ocorrência.

De acordo com meteorologistas, o calor intenso deve persistir até domingo (14/09), com previsão de chuva leve e isolada apenas a partir de segunda-feira (15/09). A meteorologista do Sistema Alerta Rio, Mayara Villela, explicou que o tempo seco e quente continuará nos próximos dias.

“A previsão é que o cenário de dias secos e quentes permaneça até sábado, dia 14, com o céu variando entre claro e parcialmente nublado, sem expectativa de chuva”, disse Villela.

Previsão para o final de semana

As condições de baixa umidade devem continuar na sexta-feira (13/09) e no sábado (14/09), com índices variando entre 21% e 30% durante a tarde em algumas regiões da cidade. Especialistas recomendam à população que beba bastante água, evite a prática de atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, utilize soro fisiológico nos olhos e narinas para prevenir o ressecamento, e aplique protetor solar. Além disso, é importante evitar a queima de lixo e vegetação, já que o risco de incêndios está elevado.

O sábado terá céu claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva e com ventos fracos a moderados, sendo mais intensos pela manhã. A partir de segunda-feira (15/09), há chances de chuva em pontos isolados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro registra novo recorde de calor durante o inverno com máxima de 41,1°C; chuva prevista para a próxima semana

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui