Campo Grande, o bairro mais populoso do Brasil, foi o cenário da caminhada de Eduardo Paes (PSD) na manhã deste sábado (14/09). O prefeito e candidato à reeleição percorreu o centro comercial da Zona Oeste do Rio, onde foi calorosamente recebido por moradores e comerciantes. Durante o evento, Paes destacou as importantes transformações realizadas no bairro, que recebeu um pacote de obras de cerca de R$ 2 bilhões, voltado principalmente para a melhoria da mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico local.
“O projeto mais importante da cidade hoje é o Anel Viário de Campo Grande, além da urbanização de várias vias antigas aqui. Campo Grande é a capital econômica da Zona Oeste, é o maior bairro do país, e queremos que essa região esteja cada vez mais preparada com infraestrutura adequada. O carinho que recebemos da população é o que nos motiva a continuar investindo na Zona Oeste“, afirmou Paes.
Nos últimos quatro anos, Campo Grande tem passado por uma série de intervenções voltadas à modernização do sistema viário. O Anel Viário de Campo Grande, principal obra do pacote de mobilidade, conta com cerca de 32 km de extensão e já teve parte inaugurada, como o mergulhão da Avenida Cesário de Melo. Outro trecho importante, o túnel que ligará a Estrada da Caroba à Estrada da Posse, está em fase avançada de perfuração. A obra visa melhorar o fluxo de veículos, desafogar o trânsito local e facilitar o acesso a importantes rodovias, como a Avenida Brasil, BR-101 e o Arco Metropolitano.
O plano de mobilidade para a região inclui a criação de uma via expressa, ligando a Estrada da Posse à Avenida Brasil, mais de 10 km de ciclovias, rotatórias e um binário na Estrada Rio-São Paulo. A expectativa é de que as obras gerem cerca de três mil empregos diretos e indiretos, além de promover um impacto significativo na economia da Zona Oeste.
Entre outras obras em destaque, está a urbanização da Estrada do Tingui, que ganhará um novo trecho com alça de acesso para a Estrada Sete Riachos, também ligada à Avenida Brasil. As intervenções incluem ainda a duplicação de vias, melhorias no sistema de drenagem, novas calçadas e iluminação pública moderna.
A recuperação ambiental também faz parte do projeto de transformação de Campo Grande. A Floresta da Posse, conhecida como o “pulmão verde” da região, está sendo revitalizada com a recuperação de mananciais, preservação da fauna e flora nativas e o maior reflorestamento da história local, com o plantio de mais de 240 mil árvores – o equivalente a 130 campos de futebol.
Compromisso com a Zona Oeste
Eduardo Paes também destacou que os investimentos na Zona Oeste têm sido uma prioridade em sua gestão. A região foi contemplada com o programa Bairro Maravilha, a criação do Parque Oeste na Avenida Cesário de Melo, o Parque Susana Naspolini em Realengo, além de diversas intervenções em infraestrutura e mobilidade. A revitalização da pista de atletismo do Centro Esportivo e as melhorias nas estações do BRT são exemplos do compromisso com a qualidade de vida da população local.
“Nos últimos anos, a Zona Oeste se transformou, e nosso compromisso é continuar esse trabalho para garantir que a região siga sendo um polo de desenvolvimento econômico e social para a cidade do Rio,” concluiu Paes.
Prefeito populista. Só fez isso pra ganhar votos. Ano e anos de descaso com a área. E o resto vai os pedaços.
Infelizmente tem quem se contente com migalhas.