No último sábado (14/09), foi entregue a primeira fase das obras do Parque Oeste, após cerca de um ano de intervenções da Prefeitura do Rio de Janeiro no local.
O espaço, localizado em Inhoaíba, Zona Oeste carioca, é a mais nova opção de lazer para os moradores da região e funcionará de terça a domingo, das 6h às 22h.
Ocupando uma área de 1.300m² e sendo uma das principais atrações principalmente nos dias de calor, a Escada das Águas conta com 88 degraus e 74 esguichos. A cascata artificial é abastecida por um reservatório com volume de 210 mil litros. Depois de percorrer 15 metros de queda, a água é filtrada e reutilizada.
Além da Escadas das Águas, que já está aberta ao público, o parque também contará com equipamentos como Nave do Conhecimento, quadras poliesportivas e palco de apresentações, assim como campo society e pista de skate. Um mirante e um espaço ecumênico também estão sendo erguidos.
Outra novidade é o lago artificial, que terá capacidade para receber 18 milhões de litros de água, a mesma quantidade do piscinão da Praça da Bandeira, na Zona Norte da cidade. A principal expectativa é que o uso do piscinão impeça inundações nessa área de Inhoaíba nas épocas de chuva.
Ainda serão construídos quiosques e um espaço destinado a oficinas. Os equipamentos serão implantados no espaço natural, que será preservado com árvores e vegetação existentes. Mas o projeto prevê ainda o cultivo de 1.100 árvores no local e o plantio de jardins em uma área de aproximadamente 34 mil metros quadrados. A área reflorestada será de 61,8 mil metros quadrados. O paisagismo manterá as espécies originais, criando ilhas protegidas, onde os visitantes poderão contemplar a natureza.
O Parque Oeste ocupa um terreno de cerca de 234 mil metros quadrados no número 6.825 da Avenida Cesário de Melo. O investimento municipal no local gira em torno de R$ 220 milhões.
Para chegar até o parque, o meio de locomoção mais recomendado é o transporte público. A entrada do espaço é próxima à estação Inhoaíba, do corredor Transoeste do BRT.