Nesta segunda-feira (16/09), o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, entregou ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Estácio Vargem Pequena, no Rio de Janeiro, um filhote de jaguatirica resgatado em uma área de queimada nas proximidades do Parque Estadual Pedra Selada, em Resende. O resgate ocorreu no último domingo (15/09) durante operações de combate a incêndios florestais nas Unidades de Conservação do Estado, parte das ações coordenadas pelo gabinete de crise instaurado pelo governador Cláudio Castro.
O filhote, que tem menos de uma semana de vida, foi encontrado por guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e bombeiros que atuavam no combate ao fogo. O animal, de aproximadamente 10 a 15 cm e pesando 400 gramas, foi transferido para o CRAS, onde está recebendo cuidados especializados. Segundo o veterinário e biólogo Jeferson Pires, do CRAS, o filhote está sendo amamentado e monitorado, e acredita-se que sua mãe possa ter sido vítima das queimadas na região.
“É uma emoção muito grande ver um filhote tão frágil, que não teria chances de sobreviver em meio ao incêndio, ser salvo. No entanto, esse resgate é também um alerta sobre a gravidade das queimadas, que forçam esses animais a serem retirados de seu habitat natural“, destacou o secretário Bernardo Rossi, que acompanhou as ações de combate aos focos de incêndio na Região Serrana durante o fim de semana.
O resgate do filhote ocorre em um momento crítico para a fauna local, com 16 Unidades de Conservação sendo atingidas por incêndios nos últimos dias. O presidente do Inea, Renato Jordão, ressaltou a importância da conscientização sobre os riscos das queimadas: “Este filhote foi salvo, mas muitos outros animais não conseguem sobreviver. Nossas equipes estão trabalhando tanto no combate aos focos de incêndio quanto na identificação e punição dos responsáveis por esses crimes ambientais”.
A operação também conta com o acompanhamento do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da promotora Zilda Januzzi, que monitora a situação dos incêndios florestais na Região Serrana.