Emanuel Alencar 50100, de 42 anos, jornalista e ambientalista, é candidato a vereador no Rio de Janeiro pelo PSOL. Pai de Aurora e Clarice, e companheiro de Maíra, Emanuel é autor dos livros “Baía de Guanabara – Descaso e Resistência” (2016) e “Histórias do Mangue da Guanabara” (2024). Ativista dedicado às questões ambientais, ele integra a ONG Grupo Ação Ecológica (GAE) e faz parte do conselho consultivo do Bosque da Barra.
Como candidato, Emanuel coloca o enfrentamento à emergência climática no centro do debate político municipal. Segundo ele, “qualquer política pública deve ser pensada a partir da ótica da crise climática, entendendo que ela penaliza principalmente a população mais vulnerável.” Ele também defende o fortalecimento da educação ambiental e políticas de incentivo à produção agroecológica, ajudando a combater a fome e gerar empregos na cidade.
Essa é a primeira candidatura de Emanuel, que é filho do deputado federal Chico Alencar e da professora Angela Dias. Antes de se lançar na política, trabalhou como repórter nos jornais O Globo, O Dia e O Fluminense, além de ter atuado como editor de conteúdo do Museu do Amanhã e assessor de comunicação na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio.
Tainá de Paula!
Deus nos livre e nos guarde do PSOL. Já basta o pai! Ambientalista? Çey!
Melhor botar alguém do OGROnegócio né? aff