Moradores do bairro Inhoaíba sofrem com constante falta d’água há quase 2 anos e precisam pagar caminhões-pipa

Há dias que não cai nada das torneiras. Em outros momentos, o abastecimento é precário e insuficiente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em localidades como Vale das Palmeiras e Vilar Carioca, no bairro de Inhoaíba, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, moradores convivem com falta de água constante há quase dois anos. As principais ruas afetadas são: Projetada J, Projetada C e Projetada E. Há dias que não cai nada das torneiras. Em outros momentos, o abastecimento é precário e insuficiente.

“Essa situação está acontecendo desde 2022. Aqui sempre teve problema de água, mas piorou muito desse tempo para cá. Estou me virando com água de poço, que vem suja”, disse Cláudio, que é morador do bairro há sete anos.

Quem não tem bomba e poço em casa, precisa pagar por caminhões-pipa para encher as caixas d’água. Os moradores que não conseguem contratar o serviço, ficam dependendo da ajuda de vizinhos.

“Para conseguir caminhão é cada um por si. Eu tenho que pagar o meu porque não chega água na minha casa e agora vem a época de calor e tudo fica pior. Imagine ficar sem água para beber e tomar banho com esse calor?”, pontuou Érika, que vive em Inhoaíba há 10 anos e também considera que o problema se agravou a partir de 2022.

A reportagem do DIÁRIO DO RIO teve acesso a inúmeros relatos de pessoas com caixas d’água e torneiras secas. Um morador contou sobre o problema que tem com o pai cadeirante, que mora no Vale das Palmeiras: “Não tem como ele fazer a higiene dele. Não tem água. É horrível“.

Outro morador, que preferiu não se identificar, disse que presenciou uma vizinha (uma senhora de 70 anos) perguntando a funcionários da concessionária responsável pelo abastecimento da região quando voltaria a ter água. A resposta foi: “Quando Deus mandar, porque daqui não vai sair nada”.

Após a venda da Cedae, a responsável pelo abastecimento de Inhoaíba passou a ser a Rio+Saneamento. Procurada pela reportagem, a empresa, que assumiu o serviço na região em agosto de 2022, disse que “o abastecimento de água nas regiões do Vilar Carioca e Vale das Palmeiras, em Inhoaíba, encontra-se regular. Com relação às ruas Projetada J, Projetada C, Projetada e Icurana, tratam-se de áreas irregulares”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores do bairro Inhoaíba sofrem com constante falta d'água há quase 2 anos e precisam pagar caminhões-pipa

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui