Considerado um dos maiores ídolos da história do Flamengo, autor dos gols dos títulos das Libertadores de 2019 e 2022, Gabriel Barbosa, o popular Gabigol, pode estar vivendo seus últimos meses como jogador rubro-negro. Isso porque, com contrato terminando no próximo mês de dezembro, o atacante vem tendo poucas oportunidades com a atual comissão técnica e, neste momento, é tido como a última opção no elenco para a função de ”camisa 9”.
Desde que Tite assumiu o comando do Flamengo, em outubro do ano passado, Gabigol disputou 35 jogos pelo clube, sendo apenas três como titular. O atleta iniciou as partidas contra Sampaio Correa e Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca, e São Paulo, pelo Brasileirão 2024.
No último domingo, na derrota fora de casa por 3×2 para o Grêmio, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, Gabriel Barbosa sequer viajou para Porto Alegre, permanecendo no Rio de Janeiro por opção da comissão técnica. Vale ressaltar que, no último dia 15/09, no empate em 1×1 com o Vasco, também pelo torneio nacional, o jogador entrou no segundo tempo e sentiu um incômodo na coxa direita, mesmo local onde, cerca de um mês atrás, teve constatada uma lesão muscular.
Comissão se justifica
Em entrevista coletiva após o jogo contra o Grêmio, Tite, questionado sobre a ausência de Gabigol em grande parte de sua passagem como técnico do Flamengo, afirmou que os seguidos problemas físicos do atleta foram cruciais para tal, paralelamente à boa fase de outras opções para o ataque.
”Talvez o fator mais determinante tenha sido essa série de problemas físicas. Talvez. Quando esteve em condições, oportunidades teve. O Luiz Araújo e o Pedro estavam no melhor momento de suas carreiras. [Everton] Cebolinha também estava, acho que só tinha visto ele assim no Grêmio e quando foi campeão da Copa América comigo na Seleção. Te respondendo: as lesões, essa falta de continuidade em treinamento em alta intensidade em função dessa sequência de situação. Por exemplo: ele [Gabriel] estava machucado, entrou contra o Vasco e sentiu no primeiro movimento. Você viu? Isso acaba prejudicando essa sequência”, disse.
Corroborando com Tite, o auxiliar Cesar Sampaio citou também a suspensão de Gabigol como um problema para a falta de oportunidades do jogador. Vale lembrar que, no último dia 25/03, o atacante foi suspenso das atividades esportivas por tentativa de fraude num exame antidoping realizado em abril de 2023. No entanto, mediante um efeito suspensivo, foi liberado para voltar a jogar menos de 40 dias depois, mais precisamente em 01/05.
”Ele esteve afastado por dopagem num momento que esperávamos contar com ele. Temos dado minutagem a todos. Essas infelicidades atrapalharam para que ele tivesse mais minutos”, explicou Sampaio.
Futuro
Com contrato até o próximo dia 31/12, Gabigol recebeu proposta de renovação por parte da diretoria do Flamengo. No entanto, de acordo com falas recentes do próprio jogador e de dirigentes, o caminho mais provável hoje é pela saída do atacante ao término do vínculo. Entre os clubes citados como possíveis destinos estão Palmeiras, Corinthians, Santos e Cruzeiro, por exemplo.
O brasileiro costuma ter memória curta, esquecem que tdo que esse rapaz está passando é fruto do seu comportamento arrogante. Ele se acha acima de tdo e de tdos, ou seja, é sua natureza não adianta. Como jogador limitado que só chuta com uma perna, não sabe cabecear muito menos driblar, tda essa idolatria que ele conquistou dentro do Flamengo, vai acabar em breve a menos que, em outro clube o técnico queira ajudá-lo, montando um esquema tático que possa favorece-lo assim como fez Jorge Jesus, do contrário, esquece.