TRE-RJ torna permanente o programa Campanha Limpa para fiscalizar campanhas eleitorais

Iniciativa criada em 2022 visa intensificar a fiscalização e combate a irregularidades no uso de verbas públicas e privadas nas eleições

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio da Democracia Foto: Divulgação TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) oficializou a permanência do programa Campanha Limpa, que tem como objetivo aprimorar a fiscalização das campanhas eleitorais. Criado em 2022, o programa promove a integração entre diferentes setores da Justiça Eleitoral para combater irregularidades no uso de recursos públicos e privados durante as eleições.

Segundo Lia Furtado, assessora de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-RJ e uma das idealizadoras da iniciativa, a implementação definitiva do programa representa “um investimento fundamental no combate contínuo aos ilícitos eleitorais”. Ela também enfatiza que “o programa assegura a lisura das eleições e fortalece a confiança da sociedade no processo democrático”.

A decisão foi formalizada pela Resolução TRE-RJ 1.347/2024, que estabelece a atuação conjunta das zonas eleitorais responsáveis pela fiscalização de propaganda, da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Ascepa), do Núcleo de Fiscalização de Propaganda Eleitoral (NFPE) e dos juízos responsáveis pela prestação de contas.

Funcionamento do Campanha Limpa

Para garantir a eficiência da fiscalização, as equipes devem registrar todas as apreensões de materiais gráficos no Sistema Campanha Limpa (Sical), que centraliza as informações e permite o envio de relatórios ao juízo eleitoral responsável pela análise de contas em cada município.

“A fiscalização registra o material de propaganda, que será confrontado pelos responsáveis pela análise das contas eleitorais. Se o material for irregular e financiado com recursos públicos, o juízo eleitoral avaliará a devolução dos valores ao Tesouro Nacional,” explica Lia Furtado.

Resultados e impacto

Em sua primeira edição, durante as eleições de 2022, o Campanha Limpa focou nas candidaturas para governador e vice-governador, registrando 693 ocorrências de irregularidades relacionadas a gastos com propaganda eleitoral. Até o início de setembro de 2024, o sistema já registrou 640 ocorrências envolvendo o pleito municipal deste ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp TRE-RJ torna permanente o programa Campanha Limpa para fiscalizar campanhas eleitorais

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui