Durante uma caminhada no bairro do Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o candidato do Partido Liberal (PL) à Prefeitura, Alexandre Ramagem, anunciou seu plano para reforçar a segurança nas escolas municipais. Ramagem prometeu que, nos primeiros dois anos de sua gestão, irá adquirir 20 mil câmeras de alta tecnologia, sendo uma parte destinada especificamente para as unidades de ensino. O projeto prevê, além disso, o aumento da presença da Guarda Municipal nas escolas, com o objetivo de garantir maior proteção aos estudantes e funcionários.
“Há uma ilusão hoje de que existe uma ronda escolar da Guarda Municipal. Temos 1.550 escolas municipais e há uma estimativa de que apenas 50 guardas são escalados para esse trabalho. Vamos estruturar a possibilidade de ter guardas municipais nas escolas, uma ronda efetiva, junto com câmeras inteligentes nas unidades de ensino” destacou o candidato.
Ramagem enfatizou que as escolas localizadas em áreas de conflito receberão atenção especial, com prioridade no atendimento e implementação de medidas de segurança mais robustas.
“Vamos implementar nas escolas dessas localidades o turno integral de verdade, que vai das 7h30 às 17h30. Não vamos fazer como a prefeitura atual, que maquia o horário integral, colocando-o das 7h30 às 14h30” afirmou Ramagem.
Foco na melhoria da educação e infraestrutura
Além da segurança, Alexandre Ramagem destacou a necessidade de melhorar a qualidade do ensino e da infraestrutura das escolas municipais. O candidato criticou o desempenho atual da rede de ensino e o déficit de aprendizagem que afeta os alunos. Ele prometeu acabar com a aprovação automática e garantir que os estudantes sejam efetivamente alfabetizados e dominem as operações básicas de matemática.
“A atual prefeitura está comemorando um resultado do IDEB ruim, que ainda não alcançou a meta. Vamos verificar a vulnerabilidade do sistema e acabar com a aprovação automática, que infelizmente virou uma realidade nas escolas do município. Trabalharemos para que nossos alunos sejam alfabetizados e façam as quatro operações”, afirmou.
Parcerias Público-Privadas (PPPs) para infraestrutura escolar
Ramagem também anunciou que sua gestão buscará Parcerias Público-Privadas (PPPs) para melhorar a infraestrutura das escolas municipais, destacando a necessidade de condições adequadas nas unidades de ensino, como a instalação de ar-condicionado, laboratórios, bibliotecas e quadras poliesportivas.
“Muitas escolas estão sem condições adequadas, não têm ar-condicionado, laboratório, bibliotecas e quadras poliesportivas. Os professores vão continuar nas coordenações e direção das escolas. Precisamos de mais professores em sala de aula, principalmente no Fundamental 1 e 2. Existem concursos em aberto e vamos chamá-los. Há orçamento para isso, basta trabalhar com seriedade”, completou o candidato.
Com essas propostas, Alexandre Ramagem pretende transformar o ambiente escolar do Rio de Janeiro, garantindo mais segurança, qualidade de ensino e infraestrutura adequada para os alunos e profissionais da educação.