Os fluminenses perderam R$ 17 milhões com golpes em compras on-line no primeiro semestre de 2024. O dado faz parte de uma pesquisa realizada pela plataforma de compra e venda online, OLX. O valor é 10% maior em comparação ao mesmo período do ano passado.
As principais fraudes foram falso pagamento (57%), invasão de conta (20%) e anúncio falso (12%). Celulares e smartphones foram os itens com maior incidência de fraude (51%), seguidos por videogames (24%) e computadores (5%).
De janeiro a junho de 2024, estima-se que a perda dos brasileiros em golpes digitais tenha sido de R$ 245 milhões, redução de 37% em relação aos mesmos meses em 2023.
O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a junho de 2024 e 2023.
Confira outras dicas para você não cair em golpes online:
- Pesquise sempre. Antes de usar qualquer serviço de uma empresa, procure avaliações nos sites mais conhecidos do mercado e verifique se ela é idônea e cumpre tudo que está previsto em contratos;
- Desconfie sempre das ofertas recebidas por preços extremamente atrativos, recebidas por WhatsApp, SMS ou e-mail;
- Nunca compartilhe links e arquivos que chegam para você via comunicador instantâneo ou redes sociais. Um simples “clique” pode contaminar seu celular ou computador;
- Não forneça informações pessoais por telefone sem antes verificar com quem você está conversando;
- Senhas são pessoais, secretas e intransferíveis. Nunca as forneça a ninguém;
- Confirme sempre com amigos ou familiares pedidos de transferência ou pagamento via Pix. É comum que os contatos sejam clonados e você acredite que esteja conversando com alguém conhecido;
- Acompanhe a movimentação de sua conta e seus investimentos constantemente. Se houver qualquer sinal de fraude, acione sua instituição financeira imediatamente.