O candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participou, nesta quarta-feira (25/09), de um encontro com representantes de diversos setores do turismo no Windsor Excelsior Hotel, em Copacabana. O evento foi organizado pela Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e pelo Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), e teve a participação de associações como ABAV RJ, Bito, ABEOC RJ, Apresenta, Orla Rio e Anttur. Durante a reunião, Paes discutiu os principais problemas enfrentados pelo setor e apresentou suas propostas para promover o crescimento do turismo na cidade.
Oportunidades e desafios do turismo no Rio de Janeiro
No evento, o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, destacou a importância da organização de grandes eventos, como o show da Madonna e o G20, para impulsionar a economia e o turismo. “Seria importante termos acesso a essa programação com antecedência, para podermos oferecer melhores pacotes aos turistas”, sugeriu Lopes. Ele também pediu que o candidato considerasse tornar permanente o desconto de 40% no IPTU dos hotéis, em vigor desde a gestão de Cesar Maia, mas que precisa ser renovado a cada quatro anos. Lopes propôs que o próximo prefeito estabeleça um orçamento para a promoção turística, com base no recolhimento do ISS, imposto no qual o turismo é o quinto maior arrecadador.
Propostas de Eduardo Paes
Durante sua fala, Eduardo Paes destacou o papel do Rio como um dos principais polos de entretenimento no mundo, afirmando que a cidade tem uma imagem consolidada de destino turístico desejado. “O Rio tem um branding de cidade sexy, desejada. Isso é resultado de um longo processo de construção de imagem, inclusive de prefeitos anteriores a mim”, disse Paes. Ele ressaltou que grandes espetáculos internacionais, como o show da Madonna, têm um alto custo, mas oferecem um retorno significativo em mídia espontânea, o que beneficia a imagem da cidade globalmente.
Paes também destacou a importância da articulação política e do investimento público para viabilizar grandes eventos e recuperar infraestruturas como o Galeão. Ele reconheceu que ainda há desafios a serem superados, como questões relacionadas à segurança e ordem pública, e defendeu o fortalecimento das campanhas promocionais do Rio, mencionando a importância de trabalhar diretamente com operadoras de turismo e companhias aéreas estrangeiras.
O candidato também se comprometeu a manter um canal de diálogo aberto com o setor. “Assumo um compromisso: se reeleito, receberei vocês para reuniões bimestrais, nas quais faremos um acompanhamento das demandas e tomaremos decisões de forma ágil”, prometeu Paes.