Na última quarta-feira (25/09), o designer Oskar Metsavaht inaugurou a exposição “Neotropical – Fragmentos de Memória”. Com um olhar atento que capta a essência de Ipanema, a mostra é apresentada no studio OM.art, o ateliê de artes plásticas dirigido por Oskar no Jardim Botânico, entre os dias 25 de setembro e 3 de novembro.
Médico de formação e fundador da marca Osklen, Metsavaht se destaca como designer, ambientalista e artista visual. Na exposição “Neotropical”, ele reúne uma série de estudos e obras que exploram as paisagens e a vida urbana de Ipanema. Composta por registros em filmes de 16mm e fotografias capturadas ao longo dos anos, a mostra revela o movimento vibrante do bairro da Zona Sul por meio de cores, formas e texturas.
Além disso, uma série de pinturas foram criadas exclusivamente para a mostra. As artes se evidenciam pelo contraste preto e branco, com sutis intervenções de cor. Outro atrativo é a videoinstalação, na qual o artista sobrepõe imagens com o uso de diferentes projetores, contando a história do por meio de seu imaginário.
Metsavaht frequentemente retrata o bairro da Zona Sul em suas obras. Apresentou a série de fotos ‘Ipanema’ na Miami Art Basel, em 2011, e depois no Centro Cultural Recole, na Argentina, e na Quintenz Gallery, nos Estados Unidos. Em 2017, ampliou o trabalho original em uma nova mostra na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio.
A releitura de “Neotropical” explora mais uma vez a relação do artista com o território. Metsavaht se inspira na percepção do cotidiano dele no bairro, em momentos de lazer e trajetos pelas ruas de Ipanema.
Serviço
Neotropical – Fragmentos de Memória
- Data: 25 de setembro a 03 de novembro de 2024
- Horários: Terça a sexta, das 11h às 18h; Sábados, das 12h às 20h; Domingos, das 10h às 18h
- Local: Studio OM.art – Rua Jardim Botânico, 997