Monólogo de Analu Prestes leva conto de Lygia Fagundes Telles ao palco pela primeira vez

"Senhor Diretor", com idealização, dramaturgia e direção de Silvia Monte, estreia no Espaço Abu em outubro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Analu Prestes - Foto Alexia Maltner

A premiada escritora Lygia Fagundes Telles, vencedora do Prêmio Camões e primeira mulher brasileira indicada ao Nobel de Literatura, terá mais uma de suas obras adaptada para o teatro. A partir de 4 de outubro, o público carioca poderá conferir a encenação do conto Senhor Diretor, extraído do livro Seminário dos Ratos (1977), no Espaço Abu, em Copacabana. A peça, protagonizada pela atriz Analu Prestes, tem idealização, dramaturgia e direção de Silvia Monte, e segue em cartaz até 10 de novembro.

Lygia Fagundes Telles teve várias de suas obras adaptadas para o cinema e televisão, mas poucas versões teatrais de seus textos foram montadas. Entre as exceções está o romance As Meninas (1973), que já recebeu adaptações para o palco e conquistou prêmios. Agora, o conto Senhor Diretor ganha vida no teatro pela primeira vez, em uma produção intimista e minimalista que promete aproximar o público da personagem central.

Encontro de duas grandes artistas

“Ao reler os contos de Lygia para a programação de Leituras em Cena, me deparei com Senhor Diretor e pensei imediatamente em Analu Prestes para interpretar a heroína da história. Foi o desejo de possibilitar o encontro de duas grandes artistas brasileiras, Lygia e Analu, que me levou a encenar essa obra”, celebra Silvia Monte. A diretora convidou a atriz para uma leitura do conto em maio, e o impacto positivo na plateia foi decisivo para a montagem do espetáculo.

Analu Prestes compartilha o entusiasmo: “Ao ler esse conto, fiquei fascinada. Uma das coisas que mais me encantou foi trazer a literatura para o palco, permitindo que o público entre em contato com uma grande autora e, talvez, se sinta incentivado a conhecer mais sobre sua obra. Levar a literatura ao teatro é uma forma maravilhosa de despertar o interesse pela leitura.”

Enredo e reflexão

No cenário minimalista, composto apenas por uma cadeira – concebido pela própria Analu Prestes, que também assina o figurino –, o monólogo retrata a personagem Maria Emília, uma professora aposentada de 62 anos, que, no dia de seu aniversário, caminha pelas ruas de São Paulo. Ao avistar a capa de uma revista com um casal seminu, Maria Emília se indigna com os rumos da sociedade e decide escrever uma carta ao diretor do Jornal da Tarde para expressar sua revolta. À medida que mentalmente elabora a carta, seu pensamento flutua entre recordações e reflexões sobre a vida.

“Senhor Diretor tem um elemento que me encanta: a forma bem-humorada e leve com que Lygia aborda temas profundos como solidão, juventude, envelhecimento, vida e morte. A personagem, fiel a tudo o que aprendeu como sendo a ‘vontade de Deus’, questiona sua própria trajetória no auge dos seus 62 anos. Mas será que ela acredita mesmo em tudo que lhe foi ensinado?” provoca Silvia Monte.

Proximidade com o público

O Espaço Abu, com capacidade para apenas 40 lugares, proporciona uma experiência intimista, reforçando a proximidade entre o público e a personagem. Para Silvia Monte, esse contato mais próximo é um dos grandes diferenciais da montagem. “Assim como nas leituras dramatizadas, será possível criar uma cumplicidade maior com o público, que se torna uma espécie de ‘Senhor Diretor’ ao qual a personagem se dirige diretamente.”

A iluminação de José Henrique Moreira e a trilha sonora incidental de Yahn Wagner complementam a narrativa, realçando momentos importantes da trama e intensificando a imersão do espectador na história.


Ficha Técnica:

Senhor Diretor
Baseado no conto homônimo de Lygia Fagundes Telles
Idealização, dramaturgia e direção: Silvia Monte
Com: Analu Prestes
Cenário e figurino: Analu Prestes
Iluminação: José Henrique Moreira
Trilha musical: Yahn Wagner
Fotografia: Alexia Maltner
Identidade visual: Sydney Michelette
Redes sociais: Jess Maestrini
Realização e produção: Terceira Margem Produções Culturais


Serviço:

Temporada: de 04 de outubro a 10 de novembro
Sessões: Sexta a domingo, às 20h
Ingressos: R$100 (inteira) / R$50 (meia entrada)
Vendas: Na bilheteria e online pelo site sympla.com.br
Duração: 50 minutos
Capacidade: 40 lugares
Classificação indicativa: 14 anos
Local: Espaço Abu
Endereço: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 249 – loja E, Copacabana, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2137-4182 / 4184 (15h às 19h)
E-mail: espacoabu@gmail.com

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Monólogo de Analu Prestes leva conto de Lygia Fagundes Telles ao palco pela primeira vez
lapa dos mercadores 2024 Monólogo de Analu Prestes leva conto de Lygia Fagundes Telles ao palco pela primeira vez

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui