André Trigueiro recebe Medalha Tiradentes por atuação ambiental

Jornalista é editor-chefe do programa "Cidades e Soluções," professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
André Trigueiro e Carlos Minc - Octacílio Barbosa

O jornalista André Trigueiro foi condecorado com a Medalha Tiradentes, na noite de quinta-feira (26). A medalha é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A cerimônia, que aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica da vida política fluminense, foi uma iniciativa do deputado Carlos Minc (PSB).

Trigueiro é pós-graduado em Gestão Ambiental pela UFRJ, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio. Ele também é editor-chefe do programa “Cidades e Soluções”, da TV Globo.

Em discurso, ao receber a medalha, André Trigueiro lembrou a importância da Rio 92 na sua trajetória profissional. O evento provocou, segundo o jornalista, o despertar da sua consciência ambiental:

“Na cobertura da Rio 92, percebi a urgência de me aprofundar nas questões ambientais e no modelo insustentável de desenvolvimento que vivemos. Não escolhi a questão ambiental, ela me tomou de assalto. É um aprendizado contínuo. Ser brasileiro e jornalista hoje exige que todos nós estejamos atentos”, comentou.

O jornalista falou sobre a crise climática e as suas consequências, e sobre a responsabilidade de políticos e tomadores de decisões na elaboração e execução de planos de sustentabilidade ambiental.

“Estamos no ápice da crise climática. Precisamos manter uma postura vigilante e cobrar dos políticos que priorizem o que precisa ser feito. A crise afeta diretamente a economia, com o encarecimento dos alimentos, a falta de água e a questão energética, mas ainda dá tempo de virar esse jogo”, salientou.

O deputado Carlos Minc disse que, muitas das suas leis, foram inspiradas no programa ‘Cidades e Soluções,’ de Trigueiro, que, segundo Minc, teria co-autoria.

“Eu já disse que ele é coautor dessas Leis. O Trigueiro vai a campo, conversa, mete o pé no chão, conversa com as pessoas intoxicadas e vai a outros lugares do mundo buscar soluções, e você vê que ele ama isso”, disse o deputado.

Também presente ao evento, o biólogo Mário Moscatelli afirmou que profissionais como o André e outros colegas de comunicação fazem um trabalho crucial de conscientização da sociedade sobre questões e emergências ambientais:

Tivemos desastres como o da Região Serrana, em 2011, o do Rio Grande do Sul, recentemente, e agora o Brasil inteiro está pegando fogo. O Trigueiro, com sua atuação nacional e global, é fundamental para deixar claro que não há mais tempo a perder”, pontuou Moscatelli.

Homenagem também a Prates

O ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Terra Prates, por iniciativa do deputado André Corrêa (PP), foi outro agraciado com a Medalha Tiradentes. Jean é advogado, economista, ambientalista, empresário e político brasileiro. Entre 2019 e 2023, Prates foi senador pelo Rio Grande do Norte, e presidiu a Petrobras de 2023 a 2024, sob indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp André Trigueiro recebe Medalha Tiradentes por atuação ambiental

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui