Estado do Rio ganha programa para tratamento de paciente renal

Pela Lei, a distância entre a clínica de hemodiálise e a casa dos pacientes deve ser menor possível e deve levar em consideração fatores como acessibilidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O governador Cláudio Castro (PL) sancionou a Lei 10.513/24, de autoria da deputada Lucinha (PSD), que determina o acesso equitativo e de qualidade ao tratamento de hemodiálise, nas proximidades das residências dos pacientes. A lei, que estabelece o programa de atendimento para as pessoas com doença renal, foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (26/09).

Pela Lei, a distância entre a clínica de hemodiálise e a casa dos pacientes deve ser menor possível e deve levar em consideração fatores como acessibilidade, tempo de viagem e disponibilidade de transporte adequado. Para que a determinação seja cumprida, o Governo do Estado, em articulação com os municípios, está autorizado a definir critérios para a abertura de novas unidades de hemodiálise.

O Governo do Estado também está autorizado a definir critérios de avaliação contínua da qualidade do atendimento prestado nas unidades de hemodiálise, tomando como base indicadores, como: taxa de infecção, tempo de espera e satisfação do paciente.

“A hemodiálise é um procedimento fundamental para a sobrevivência de indivíduos que apresentam problemas na função renal. No entanto, diversos pacientes encontram grandes dificuldades para acessar com regularidade as unidades de hemodiálise devido à falta de centros próximos às suas residências. Por consequência, isso gera deslocamentos longos e cansativos, aumento dos custos por causa de passagens e desgaste emocional, além da deterioração da saúde e qualidade de vida dos pacientes”, afirmou Lucinha.

O programa contem ainda outras normalizações para a oferta da hemodiálise, entre elas: disponibilização de transporte público para pacientes que necessitem se deslocar até as clínicas de hemodiálise, de atendimento de telemedicina para o acompanhamento remoto dos pacientes, além de consultas médicas à distância; ampliação dos horários de funcionamento das clínicas especializadas; e criação de grupos de apoio e assistência psicológica para pacientes em hemodiálise e suas famílias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estado do Rio ganha programa para tratamento de paciente renal

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui