A concessionária Águas do Rio anunciou que realizará uma ação de melhoria no sistema de distribuição de água da Região Metropolitana do Rio, na próxima terça-feira, 1º de outubro. Para executar o serviço, será necessário reduzir o abastecimento de água no Centro, zonas Norte e Sul da cidade, além do município de Nilópolis, na Baixada Fluminense.
A intervenção ocorrerá em uma adutora localizada no KM-32, em Nova Iguaçu, onde técnicos da concessionária instalarão um equipamento que ajudará a reduzir as perdas no sistema de abastecimento, melhorando o fornecimento de água para as regiões afetadas.
Após a conclusão do serviço, prevista para o final da noite de terça-feira, a normalização do abastecimento será gradual, podendo levar até 72 horas nas áreas mais distantes das redes de distribuição e nas zonas elevadas.
A Águas do Rio recomenda que os moradores das áreas afetadas façam a reserva de água de suas cisternas e caixas d’água, priorizando o uso para atividades essenciais até que o abastecimento seja totalmente regularizado.
Programa de Melhoria do Abastecimento
Essa ação integra o Programa de Melhoria do Abastecimento da Águas do Rio, cujo objetivo é melhorar o sistema de fornecimento de água em regiões com problemas históricos de desabastecimento. Até novembro deste ano, a concessionária prevê a instalação de 266 válvulas inteligentes em pontos estratégicos, permitindo a separação das tubulações em trechos menores e o monitoramento automático do fluxo de água conforme a demanda de cada área.
A Águas do Rio disponibiliza seu canal de atendimento para dúvidas e informações adicionais pelo telefone 0800 195 0 195, que atende tanto chamadas gratuitas quanto mensagens via WhatsApp.
Quem possui reservatório muito pequeno ou tem gasto muito alto pode ficar sem água nessas situações.