O candidato à reeleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou neste domingo (29/09) um plano ambicioso para a comunidade da Rocinha, localizada em São Conrado, na Zona Sul da cidade. Durante uma caminhada pela região, Paes conversou com moradores e destacou a importância de um Plano Integrado de ações, que será viabilizado em parceria com o governo federal. O objetivo é melhorar a qualidade de vida na comunidade e promover seu desenvolvimento econômico e social, utilizando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Em todos os governos em que estive à frente da prefeitura, sempre havia um governador dizendo que iria cuidar de duas comunidades do Rio: o Jacarezinho e a Rocinha. O Estado há 20 anos promete um projeto para a Rocinha que nunca foi implementado. A prefeitura faz as intervenções que são possíveis, mas sem conseguir realizar uma ação integrada,” explicou Paes.
Nos últimos quatro anos, a atual gestão municipal investiu mais de R$ 22 milhões em obras de infraestrutura e programas sociais na Rocinha, transformando a realidade de muitos moradores. Entre os principais avanços na área da saúde está a inauguração da Nova Maternidade da Rocinha, em abril deste ano, que se tornou uma referência em partos de baixa complexidade, proporcionando um atendimento materno acessível e de qualidade.
Outras iniciativas na área da saúde incluem a reforma da Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza e da Clínica Rinaldo De Lamare, além das reformas nos Centros Municipais de Saúde Dr. Albert Sabin e Vila Canoas, e da UPA Rocinha. A criação do Centro de Imagem da Rocinha permitiu a realização de exames sem que os moradores precisem sair da comunidade, facilitando o acesso a serviços médicos essenciais.
Na educação, a Rocinha recebeu a criação do Ginásio Educacional Tecnológico (GET Luiz Paulo Horta), da Estação Rio de Tecnologia e das Navezinhas Cariocas, que trouxeram inclusão digital e educação em tempo integral para os estudantes da região. Três programas do Pacto pela Juventude foram criados para capacitar jovens, incentivando a participação social e o desenvolvimento de lideranças comunitárias.
Para mitigar riscos climáticos, a prefeitura executou obras de infraestrutura e contenção de encostas na Estrada da Gávea e na Rua Dionéia, além de instalar uma Estação Alerta Rio para monitoramento e prevenção de incidentes. O trabalho de demolição de construções irregulares e o reflorestamento de áreas degradadas também aumentaram a segurança para os moradores.
O lazer e o esporte também foram priorizados, com a revitalização do campo de futebol, da quadra do Campinho, e da quadra do Parque da Cidade. A comunidade agora conta com praças renovadas e duas academias da Terceira Idade, além de sete novos projetos esportivos vinculados ao programa Rio em Forma e à Academia Carioca.
Outra ação importante foi a inauguração de uma central CADRio, criada para oferecer atendimento e orientação às famílias em situação de vulnerabilidade social. O Tradicional Mercado Popular da Rocinha também passou por obras de revitalização, fortalecendo o potencial econômico local.
Com a Rocinha sendo reconhecida internacionalmente e detendo a maior densidade populacional do Brasil, Paes reforçou a relevância cultural e econômica da comunidade. Ele criticou a demora das ações prometidas pelo governo estadual e garantiu que vai assumir essa responsabilidade diretamente, em parceria com o governo federal.
“Quero dizer que desisti de acreditar nessas conversas. Vamos, sim, apresentar ao presidente Lula, no PAC, um projeto integrado para a Rocinha. Para que possamos continuar cuidando dessa gente boa e trabalhadora da Rocinha,” afirmou Paes.