Durante agenda de campanha na Praça Saens Pena, nesta segunda-feira (30/09), o candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem (PL), afirmou que a Tijuca será um dos bairros prioritários para sua gestão, com ações integradas para frear a onda de criminalidade. Ramagem destacou que pretende transformar o bairro em um “modelo de transformação” no Rio, com foco em segurança pública e melhorias urbanas, adotando o conceito de Cidade Inteligente.
“A Tijuca será um dos grandes bairros modelo de transformação da nossa gestão no Rio de Janeiro”, declarou Ramagem. Segundo ele, as ações envolverão a integração das forças de segurança, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar, além da instalação de câmeras de monitoramento para ampliar a segurança na região.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, de janeiro a junho deste ano, houve um aumento de 54% nos roubos e furtos na Grande Tijuca, totalizando 1.894 ocorrências. A crescente violência tem levado muitos moradores a deixarem o bairro.
“A Tijuca é um bairro tradicional, residencial e comercial, que está abandonado e com o crescimento da violência. Quase 10% da população está saindo por causa desse descaso,” afirmou Ramagem. Ele criticou a falta de ações do poder público e prometeu melhorias na zeladoria, conservação de ruas, e melhor iluminação, além de enfrentar problemas como o roubo de cabos e redes de telecomunicações.
Na contramão dos esforços de segurança, um levantamento da Câmara de Vereadores revelou que o efetivo da Guarda Municipal na região não ultrapassa 10 agentes. Para Ramagem, a solução passa por uma gestão eficiente dos recursos públicos.
“Essas mudanças e ações são totalmente viáveis, pois temos orçamento. O brasileiro já paga muito imposto que está sendo mal administrado. Não queremos que o carioca pague mais imposto, é só fazer uma gestão com austeridade. O atual prefeito paga mais em empréstimos do que em segurança pública,” ressaltou.
Acompanhado por apoiadores políticos, Ramagem cumprimentou eleitores e comerciantes durante a caminhada, reforçando a importância estratégica da Grande Tijuca.
“A Grande Tijuca sempre foi conhecida por fazer essa interligação entre bairros da Zona Sul, Centro e Zona Norte. Aqui temos toda a infraestrutura e transporte necessários. O que está precisando é de cuidado. Vamos trazer de volta para os moradores uma região tradicional e bem valorizada,” concluiu